O que é essencial para você?

O que é essencial para você? O que você precisa para viver, empreender e ser feliz? Vamos falar sobre viver (bem) melhor?

Quando as pessoas me procuram querendo criar seus cursos e seus negócios online, elas sempre me perguntam o que precisam para começar. Minhas respostas são sempre muito parecidas e embora eu acredite de que a primeira coisa a fazer é entender como os negócios digitais e o ensino a distância funcionam, o que a maioria das pessoas quer saber é o que elas precisam de equipamento.

Nesse post com vídeo eu mostro o meu setup completo e apresento a lista de equipamentos que eu mesma uso. Veja é que pouquíssimo:

Equipamentos para videoaulas: o que você realmente precisa para começar!

Mas você também pode começar se perguntando:

O que é essencial para você?

O que você precisa para viver, empreender e ser feliz? E eu vou lhe propor um exercício, que tal? Responda sinceramente à questoes abaixo, anote-as e se quiser, compartilhe com a gente aqui nos comentários ou envie diretamente para mim por e-mail.

#1 O que é essencial na minha vida pessoal?

Família? Organização? Os filhos? O emprego?

#2 O que é essencial na minha vida profissional?

Fama? Salário? Cargo? Horário? Fazer um trabalho que adora?

#3 O que me faz sentir feliz?

Bom ambiente? Sorrisos? Gargalhadas com amigos? Festas de família?

#3 O que me faz sentir realizado(a)?

Alcançar objetivos? Ter acesso às coisas que entendo que são importantes para mim? Ser bem sucedido?

Estas perguntas eu fui convidada a responder na manhã em que participei do curso online Introdução ao Minimalismo da Fátima Teixeira. É um curso rápido (37 minutos) onde somos convidados a “destralhar” nossa vida aplicando estratégias do minimalismo para:

  • Tomar decisões acertadas e de acordo com seus objetivos pessoais;
  • Identificar ambientes propícios ou não para trabalhar, viver ou descansar;
  • Administrar o seu tempo em prol de uma melhoria de vida;
  • Optimizar o seu espaço de trabalho, lazer, convívio e/ou moradia;
  • Desenvolver capacidades de gestão e organização;
  • Reorganizar o seu mundo digital e a sua vida social

Passos importantíssimos para quem quer empreender! 

Minhas respostas foram assim:

O que é essencial na minha vida pessoal?

Segurança: sim, eu preciso de segurança! Como sou uma pessoa um tanto quanto racional, eu preciso ter a segurança de que o “meu plano é bom, é coerente”. Seja nos negócios, nas finanças, na minha vida pessoal e até no meu guarda-roupa (eu não tenho roupa que não combina com nada, por exemplo e tenho roupas que uso há quase 20 anos).

O que é essencial na minha vida profissional?

A possibilidade de poder colaborar para o desenvolvimento/evolução de outras pessoas. Por isso me tornei professora e por isso continuo estudando sempre. É claro que esta possibilidade existe em muitas outras profissões mas eu persisto na educação justamente por isso. Poder ajudar uma pessoa a desenvolver uma nova habilidade, descobrir uma nova língua, uma nova cultura, um novo rumo para sua vida profissional é uma satisfação enorme e é uma forma de retribuir tudo o que eu tenho recebido de bom nesses 43 anos de vida.

O que me faz sentir feliz?

Estar em paz comigo e com as pessoas que me cercam! Parece amplo, não é mesmo? Mas é simples: eu não gosto de situações mal resolvidas, de mal entendidos e segredinhos e fofoquinhas. É claro que eu sei que também não é útil dizer tudo o que se pensa se medir suas palavras. Contudo, poder falar clara e abertamente com as pessoas mais importantes da minha vida é uma honra para mim.

Nem sempre digo e escuto elogios mas acredito que amar é querer continuar amando e, se a pessoa amada faz constantemente algo que nos desagrada, ela vai matando o amor. E, por que não evitar esta morte dizendo claramente que isso ou aquilo me desagrada, me irrita ou me fere a alma? Como eu também não quero nunca fazer o mal para os que eu amo, também estou aberta para escutar o que os desagrada e fazer o possível para evitar que o amor deles por mim diminua, adoeça ou até morra.

O que me faz sentir realizado(a)?

O meu trabalho, a simples possibilidade de poder trabalhar me realiza. Sim, meu trabalho nem sempre é fácil, trabalhar com pessoas não é fácil (se você não conhece meus projetos, visite a página sobre mim e descubra… não só de cursos online se faz meu trabalho) e sim um desafio, um aprendizado constante. Além disso, ter um trabalho, uma profissão, é ter segurança e como eu já falei, eu preciso de segurança!

Acho que essa foto no final de quase 2 horas de mentoria reflete bem o que eu estou dizendo, não?

Foi muito bom repensar isso tudo agora para atualizar este post a pedido de uma aluna do meu curso Negócios Online e Estilo de Vida. É muito bom ver que grande parte dos meus alunos (nesse e em outros cursos) procuram mais do que dinheiro nos seus empreendimentos.

Atenção, eu não sou contra o dinheiro! Eu gosto muito de ter dinheiro e trabalho com o objetivo de ter uma vida confortável financeiramente. Mas

ganhar dinheiro não pode ser o único objetivo de quem quer empreender ensinado online.

Existem muitas outras maneiras de ganhar dinheiro (online ou não) e eu mostro algumas delas aqui:

Por isso, convido você a responder essas questões realmente por escrito e compartilhar também suas respostas com outras pessoas. Não tenha medo, não existe certo ou errado nessas questões…

A partir dessas questões, ou seja, a partir do momento em que você tem em mente o que é essencial na sua vida, o que você realmente precisa para viver bem e ser feliz, o caminho do empreendedorismo digital estará de portas abertas para você!

Conhece mais alguém precisando desse exercício?

Compartilhe e ajude outras pessoas a viver e mais felizes!

Leave a Comment