Guia rápido para a criação de cursos na Udemy

Há alguns dias meu colega Marco Aurélio Thompson, que também é um instrutor experiente na Udemy, publicou na nossa comunidade de instrutores um guia que ele chamou de guia rápido para a criação de cursos na Udemy.

Se guia é extenso e bem completo, por isso, você dificilmente conseguirá absorver todo este conteúdo de uma só vez… pense em: 

salvar esta página entre as preferidas no seu navegador e/ou baixar este material em PDF para poder utilizá-lo também off line (sem necessidade de inscrição): http://bit.ly/guia-para-instrutores-udemy

 

Guia rápido para a criação de cursos na Udemy

Como ele mesmo explica, é:

um compilado com as principais informações a respeito da criação de cursos na Udemy. Elas foram retiradas do próprio material da Udemy, incluindo os links para a fonte.

Minha resposta ao post dele foi a mais sincera possível:

Este material deveria ser de leitura obrigatória para os novos instrutores.

Sim, pois como mais uma vez, observou o Prof. Thompson:

Se você for como a maioria das pessoas vai fazer seu cadastro, criar o curso e só depois é que vai ver como a Udemy espera que seja seu curso. O mais inteligente a fazer é antes de pensar na criação do curso, entender como são os cursos na Udemy. Assim você consegue tirar o melhor proveito da plataforma e reduz as chances de ter poucas vendas.

 

Grande problema de quem está iniciando na Udemy: 

Grande parte das pessoas quer tanto alcançar resultados rápidos (o que em princípio não tem nada de errado, pois nós trabalhamos para termos uma renda e uma vida digna!) que se esquecem completamente de estudar e conhecer a plataforma ANTES de publicar seu curso.

Neste vídeo que está causando polêmica lá no meu canal no youtube eu falo sobre os principais motivos para você não publicar seu curso na Udemy:

IMPORTANTE: Não publique seu curso na Udemy!!

 

Além de tudo o que eu falo no vídeo, é preciso que você também entenda o modelo de negócios da Udemy para saber se ele se adapta ou não ao seu.

Esses dois posts aqui no blog podem ajudar você também nesse processo:

 

IMPORTANTE: Grande parte do material disponibilizado neste guia foi criado e disponibilizado pela equipe da Udemy. O Prof. Thompson reuniu e compilou este material. Como eu também tenho bastante material disponível eu resolvi “completar” este guia do meu jeito.

Eu realmente gostei muito do material do Prof. Thompson. Por isso, eu vou simplesmente transcrever aqui e colocar meus complementos em itálico, ok?

Então vamos lá:

 

Guia rápido para a criação de cursos na Udemy

Espero que esse material o(a) ajude a começar e se gostar aceito um Kudo (curtida na linguagem da comunidade de instrutores Udemy) como forma de agradecimento. 

 

#1 Requisitos para publicar seu curso na Udemy

Vamos começar pelos requisitos:

  • O curso deve ter pelo menos cinco aulas
  • Todas as aulas devem somar, no mínimo, 30 minutos de vídeo no total
  • Seu curso é composto de um conteúdo educativo valioso

Saiba mais sobre as políticas de criação de cursos da Udemy aqui:

 

Veja também o guia:

 

#2 Perfil de instrutor/a Udemy

Antes do curso veja como está o seu perfil:

  • se a foto escolhida passa credibilidade; 
  • se a sua formação e/ou qualificações e experiência passam a imagem de autoridade.

Erros de gramática e ortografia depõem muito contra o instrutor. E como o sujo não sabe que está mal lavado, o ideal é colar o texto do perfil no Word e usar o revisor ortográfico ou pedir para alguém ler e ver se encontra algum erro para você. Quem não sabe que princeza é com z sempre vai escrever com s. Ou seria o contrário? 

Veja também este vídeo: 

Se estiver tudo OK com o perfil vamos para a descrição do curso, que é o equivalente ao Plano de Curso em uma escola tradicional.

 

#3 Estrutura do curso

  1. Título do curso

O título vai aparecer no certificado. Dependendo do curso pode não ser interessante aparecer no certificado algo como “Curso de HTML + 50 BÔNUS”.

Veja também este vídeo: 

 

  1. Subtítulo do curso

O subtítulo pode ser usado para complementar as informações que se deseja passar. Tomando como exemplo o título “Curso de HTML + 50 BÔNUS” o título do curso poderia ser apenas “Curso de HTML” e os tais 50 bônus deixados para o subtítulo.

Veja os títulos e subtítulos que seus concorrentes estão usando e não se limite a busca em português.

DICAS DA UDEMY PARA DEIXAR SEUS TÍTULOS INCRÍVEIS

 

  1. Descrição do curso

A descrição precisa ser atraente, pois além do título e subtítulo, será outro fator de decisão por parte do aluno. Descrições confusas ou feitas as pressas, com erros de ortografia e gramática, depõem contra a credibilidade do instrutor.

DICAS DA UDEMY RELACIONADAS A DESCRIÇÃO DO CURSO

 

  1. Defina também:
  • Idioma
  • Nível, se é iniciante, intermediário ou avançado
  • Categoria, se é design, fotografia, programação, etc.
  • Imagem do curso

Para saber mais sobre o tamanho e padrões de qualidade da imagem do curso:

Para pedir que a Udemy faça a imagem do curso:

 

O vídeo promocional é altamente recomendado pela Udemy e você pode ver como deixar seu vídeo promocional incrível aqui:

Veja também este vídeo: 

 

  1. O que os alunos aprenderão em seu curso?

Nesta seção você descreve o resultado esperado. Se o curso é de HTML o resultado esperado é que os alunos consigam criar sites ou escrever códigos em HTML. Tenha certeza de que este resultado é possível de ser obtido com o conhecimento do curso. Às vezes, por inexperiência, coloca-se resultados exagerados ou cujo curso não é capaz de garantir.

 

  1. Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?

Nesta seção informe se haverá necessidade de adquirir algum equipamento, software, se o aluno ou aluna precisa ter algum conhecimento prévio.

 

  1. Quem são seus alunos-alvo? 

Quem deve fazer este curso? Esse curso é indicado para quem? (público alvo)

Conhecer seu público e/ou seu aluno-alvo é fundamental para o sucesso do seu curso e do seu negócio online em si. Veja também: 

 

  1. Plano de aula

Comece fazendo uma lista com os títulos de todas as aulas que pretende criar. O curso pode ser dividido em seções para facilitar a organização do conteúdo e servir como guia de progresso para o aluno. Algo como:

 

SEÇÃO 1: Objetivo da seção 1.
AULA 1
AULA 2
AULA 3

 

SEÇÃO 2: Objetivo da seção 2.
AULA 1
AULA 2
AULA 3

E assim sucessivamente.

A seção tem:

  • Título da seção
  • Descrição da seção

A aula tem:

  • Título da aula
  • Descrição da aula

O conteúdo da aula pode ser:

  • Vídeo
  • Mashup de vídeo e slides
  • Artigo

Como recurso, a aula pode ter:

  • Aula
  • Questionário
  • Exercício de programação
  • Simulado
  • Tarefa

 

Assista esse vídeo e aprenda a criar o roteiro para suas videoaulas:

 

Veja também: 

AULA BÔNUS
Geralmente são aulas finais com algum extra, atualização e pode ter também promoção de algum outro curso, como poder ser visto aqui:

 

A aula bônus é a aula onde você pode pormover seus outros cursos e seu trabalho em geral dentro da Udemy. Aproveite para usar seus cupons de instrutor/a e garantir 97% da renda.

Se você não sabe como funciona a distribuição da receita na Udemy, eu explico direitinho aqui neste vídeo:

 

Um curso online não termina quando é publicado

Eu costumo dizer para meus alunos que um curso online é vivo e não termina quando publicamos nossa última aula. Na verdade, um curso online não termina nunca e isso deve estar muito claro na cabeça que quem quer empreender ensinando online.

Sendo assim, este guia também nunca conseguirá englobar todas as informações necessárias para a criação de cursos online de qualidade, mas tenho certeza (e espero sinceramente) que ele vai ajudar você a dar os seus primeiros passos na Udemy. 

Se você quer criar seus cursos, quer ensinar online, empreender ensinar sem fronteiras, mas não saber por onde começar, este guia vai ajudar você com certeza:

Você também pode responder a minha pesquisa EaD e receber uma mini consultoria gratuita por e-mail:

 

Ainda tem dúvidas sobre a criação de cursos online na Udemy?

Deixe sua pergunta nos comentários e clique para receber as notificações: assim você vai ver a minha resposta e também receber todas as novidades aqui do blog.

Quer falar diretamente comigo, receber orientações e tirar todas as suas dúvidas “cara a cara”?

Então, marque uma aula particular comigo! Vai ser um prazer ajudar você nessa jornada empreendedora!

Leave a Comment