Como vender pelo Facebook sem gastar com anúncios? Como vender mais sem precisar vender? Com essas 5 dicas para divulgar seus produtos e serviços nos grupos do Facebook (sem fazer spam e sem se tornar o chato de plantão!) você vai conseguir aumentar rapidamente as suas vendas!

O Facebook ainda é a maior rede social da atualidade, com mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses.

No Facebook, as pessoas se encontram, curtem, descurtem, se amam e se odeiam: quase como na vida real, mas tudo com maior alcance!

E esse é o X da questão quando se fala em Facebook para negócios: o alcance!

Cada reação nos seus posts, nas suas fotos, nos seus anúncios, aumenta o alcance e, portanto, a visibilidade do seu negócio, dos seus produtos e serviços. E é exatamente isso que faz do Facebook uma mina de ouro para empreendedores. Facebook para Negócios: Como vender através da maior rede social do mundo do Luciano Larrrossa

Por isso, usar o Facebook Ads (sistema de anúncios do Facebook) se tornou quase que uma obrigação: os anúncios ajudam a aumentar exponencialmente o número de pessoas que você poderá alcançar e impactar dentro (e fora) do Facebook.

Tudo isso com uma grande vantagem: você consegue direcionar seu anúncio para alcançar diretamente seu público-alvo e assim, multiplicar suas chances de vendas.

Se você quer aprender a criar anúncios no Facebook que geram resultados reais e não “queimar” dinheiro com campanhas inúteis, eu aconselho fortemente o livro Facebook para Negócios: Como vender através da maior rede social do mundo do Luciano Larrrossa que é uma verdadeira referência no assunto. O Livro está disponível na Amazon 

Bom, mas nem só de anúncios pagos vive um empreendedor e é possível sim, divulgar produtos e serviços sem gastar nada com anúncios, de uma forma muito simples: participando dos grupos no Facebook. E, é exatamente sobre isso que eu falo no vídeo e que eu quero falar aqui neste post!

Clique para assistir no YouTube Vender no Facebook:

E continue comigo aqui para “ler” tudo isso e saber exatamente o que você precisa fazer para vender nos grupos do Facebook, sem fazer spam e sem se tornar o chato do grupo, ok?

Como vender pelo Facebook sem gastar com anúncios

Como eu já tinha falado, mais de 2 bilhões de pessoas acessam o Facebook mensalmente e, essas pessoas estão reunidas em grupos segundo seus interesses.

Agora mais um número importante para você: mais de 1 bilhão de pessoas acessam os grupos do Facebook e então, os grupos são uma verdadeira mina de ouro para quem quer divulgar seus produtos e serviços sem gastar nada.

Contudo, é preciso que você entenda a dinâmica dos grupos e aprenda a se relacionar com os membros dos grupos no Facebook.

Um grupo no Facebook é, como qualquer grupo social, uma comunidade de pessoas com um (ou mais) interesse em comum.

São grupos de mães, professores, empreendedores, grupos de vendas, de troca, de dicas…

E, dentro desses “ecossistemas”, as pessoas se reúnem em grupos específicos:

  • Professores empreendedores
  • Professores de Santa Catarina
  • Professores de Português
  • Professores de Português Língua Estrangeira
  • Professores usando a tecnologia na sala de aula

E assim por diante…

Basta fazer uma pesquisa diretamente no Facebook e você vai encontrar centenas de grupos.

Visto isso, vejamos 5 dicas (que também são regras de conduta) para divulgar seus produtos e serviços nos grupos do Facebook sem fazer spam e sem se tornar o chato de plantão!

5 Dicas para vender pelo Facebook usando os grupos.

# 1 Procure grupos relevantes para você e seu negócio

Por exemplo, meu público-alvo, são professores e pessoas em geral que querem ensinar online, ok?

Bom, é claro que eu vou fazer uma pesquisa sobre “Professores”

Eu posso visitar cada grupo, analisar a participação, ou seja, se o grupo vive ou é um desses grupos fantasmas onde só encontramos anúncios e postagens suspeitas e decidir se quero participar ou não do grupo.

Talvez você precise pedir autorização dos administradores do grupo para poder participar. Então, faça isso e espere!

Quando você for aceito, você receberá uma notificação do próprio Facebook e a partir desse momento é hora de visitar e conhecer o grupo, certo?

E aqui nós entramos na segunda dica (que talvez seja a mais importante delas!):

#2 Um grupo no Facebook é um grupo de pessoas!!

E justamente por isso, o segredo para vender mais utilizando os grupos do Facebook é o relacionamento com os membros do grupo.

E quando eu falo de relacionamento, eu falo de:

– respeito: às regras do grupo e aos membros do grupo

– empatia: procure entender as pessoas, suas dificuldades, seus problemas. Se você puder ajudar, ótimo (pois ajudar entra na minha lista de dicas!) … se você não pode, cale-se! Não menospreze alguém que sabe menos do que você! Você também tem dúvidas, você também não sabe tudo!

– honestidade: parece ridículo ter que falar nisso ainda… mas é assim! Não crie perfis fakes somente para se enquadrar nos grupos… é desnecessário, é desonesto, é nojento na verdade! Você pode ser você mesmo e vender!

– humildade: sim, para assumir um erro, para pedir desculpas, para perguntar! Nenhum de nós está livre de cometer erros, de botar os pés pelas mãos… mas, ninguém de nós está impedido de se desculpar sinceramente pelos seus erros.

Agora, é preciso conhecer o grupo:

Se você acabou de entrar no grupo, além de ler as regras do grupo (para não desrespeitá-las e nem ser invasivo), procure o post de apresentação.

Se existir um post assim, apresente-se você também! Diga quem você é, o que você faz e convide talvez até para que as pessoas conheçam o seu trabalho colocando o link do seu blog, sua fanpage, ou qualquer outra mídia que possa informar as pessoas sobre você. Isso é não problema nenhum pois você foi convidado para se apresentar, ok?

Usar o post de apresentação para falar de si e o seu trabalho é uma excelente forma de começar seu relacionamento com os outros membros do grupo… lembre-se de que cada comentário que você faz em um post é notificado para todas as outras pessoas que também reagiram a este post!

Se não houver nenhum post fixo para apresentação, então apresente-se de alguma forma!

Você pode criar um post para agradecer o grupo e aos administradores por poder participar… e aqui, pense em marcar o administrador do grupo, ok? Assim, você vai chamar a atenção dele para seu post e, você sabe muito bem, que os posts sem engajamento ficam perdidos nos grupos… então, sempre que você postar algo em um grupo, pense em engajar as pessoas de alguma forma, caso contrário, ele vai se perder facilmente e não vai alcançar ninguém!

#3 Relacione-se com as pessoas!!

Um grupo no Facebook, como eu já falei, é um grupo de pessoas! E, como em qualquer grupo, as pessoas tem sentimentos, necessidades, dúvidas e algumas vezes estão simplesmente precisando de atenção!

Então, seja essa pessoa atenciosa, prestativa e companheira que eles estão precisando…

E aqui eu não estou querendo dizer que você deve passar os dias respondendo perguntas nem massageando o ego de ninguém nos grupos… como eu já tinha falado, honestidade conta muito em tudo o que você faz e nos negócios não é diferente. Então, se você não pode ajudar, nem está interessado na discussão, simplesmente cale-se!

Se você quer e pode contribuir, assuma uma postura positiva!

Comente os posts das outras pessoas, faça elogios sinceros e críticas construtivas!

Uma crítica bem elaborada pode ajudar muito a outra pessoa, pois ela vai conseguir reavaliar seu trabalho e você estará realmente ajudando essa pessoa.

Use a velha tática do sanduiche:

  • Elogio
  • Crítica (de preferência com indicações de melhorias facilmente aplicáveis)
  • Elogio/Disponibilidade para ajudar mais

Assim você estará sendo útil para a pessoa, para o grupo e estará se mostrando como alguém que entende do que está falando… o que fará com que você se torne uma referência.

o bem sempre a todos, o mal nunca a ninguém

Parece mandamento, não é mesmo? E na verdade, é! Um mandamento orionita. Você pode saber mais sobre Dom Orione se quiser, pois falar de um santo não é o objetivo deste post, mas esta frase exprime exatamente o que as próximas 2 dicas significam:

O bem sempre a todos:

#4 Ajude respondendo as dúvidas dos outros membros do grupo!

Sim, as dúvidas dos membros do grupo são as dúvidas do seu público-alvo! Ora, se você quer vender no grupo, as pessoas precisam confiar em você! Elas precisam saber que você sabe do que está falando!

Responder as dúvidas dos outros membros do grupo, não somente vai ajudar você a ser reconhecido e respeitado dentro do grupo, como também são excelentes ideias para a criação de conteúdo: para seu blog, para o YouTube, para seus futuros cursos…

Saiba que: o que as pessoas perguntam dos grupos, elas também perguntam no Google e, bingo! Se você tem este conteúdo, você será mais facilmente encontrado!

Eu pessoalmente, quando estou meio sem saber sobre o que falar, sem inspiração, digamos assim, dou uma passeada pelos grupos e sempre encontro alguma dúvida que eu possa responder…

Essa pergunta respondida se transformará provavelmente em

  • um post para meu blog
  • um vídeo para o YouTube

Eu até criei uma playlist no meu canal no YouTube somente para responder perguntas: dos meus alunos, dos meus leitores e das pessoas que eu posso ajudar com minha resposta:

E, quando este material estiver pronto, o que eu vou fazer?

Voltar no grupo e postar!

E aqui uma dica extra de relacionamento: sempre que você fizer um post em um grupo, fique atendo aos comentários e também às perguntas das pessoas: cada post, cada like, cada comentário que você faz em um grupo (e na rede em geral) é um laço que você está criando com as pessoas, ou seja, com seus futuros seguidores, parceiros, alunos, clientes e até embaixadores do seu trabalho.

o mal nunca a ninguém

#5 Respeite os membros do grupo

E aqui entra:

não seja desagradável com as pessoas do grupo: se você não tem nada de bom para fazer neste grupo, saia dele simplesmente! Como eu já falei, existem milhares de grupos! Encontre os grupos que sejam realmente relevantes para você!

As pessoas vão comprar de você a partir do momento em que elas se identificarem com seu trabalho, com seus valores e com você!

A partir desse momento, elas vão pedir para que você fale dos seus produtos e serviços, elas vão indicar você, elas vão pedir indicações para você!

Mas, se você for o chato do grupo, as chances de que isso aconteça são mínimas, não é mesmo?

E por falar no chato do grupo:

Não faça spam

Não seja aquela pessoa que posta um anúncio qualquer no grupo e desaparece! Que fica postando “brincadeiras” se mal gosto, ofensivas e muito menos fake news para caçar cliques, ok?

Isso faz com que você perca completamente a sua credibilidade dentro do grupo… a não ser que você esteja justamente procurando o tipo de pessoas que compartilham tudo sem ler e nem pensar duas vezes.

Não ameace a segurança das pessoas do grupo!

Portanto, NUNCA peça para que as pessoas deixem seu número de telefone (sim, pois contato do WhatsApp é o número do telefone das pessoas!) no seu post, NUNCA peça para que eles deixem o e-mail para que você envie isso ou aquilo!

Se você ainda não tem uma landingpage e um sistema de e-mail marketing para capturar os dados dos seus contatos, use um formulário do Google https://www.google.com/forms/about/  que é simples de fazer e gratuito! Mas, nunca peça dados das pessoas nos grupos simplesmente porque eles ficarão visíveis para todos e mesmo que suas intenções sejam boas e puras, como eu já falei, esses dados ficam visíveis e disponíveis para todos!

Já vi muitas pessoas reclamando de receber ligações de vendas e até de esquemas criminosos de sequestro e outros golpes por terem deixado seus números de telefones em grupos!

Ora, se você pede para que elas deixem seu contato e elas confiam o suficiente para fazê-lo, você é sim responsável por esses dados!

Bom, agora uma dica bônus:

# Compartilhe!

Compartilhe! Sim, compartilhe seus posts, suas experiências, suas ofertas no grupo! Mas, compartilhe o que vai ser útil para os membros do grupo pois só assim, você será reconhecido!

Compartilhe também suas dúvidas com eles! Faça perguntas que possam ajudar você no planejamento do seu conteúdo e até no desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Assim, você vai saber o que as pessoas realmente precisam e como você vai melhorar sua oferta!

Eu tenho adotado esta estratégia para meus cursos online e tenho visto os resultados. Se você quiser ver um exemplo prático disso, leia:

Você quer criar um negócio online? Então, me ajude a guiar você nesta jornada!

E tenha certeza de que, também na internet e no Facebook:

Gentileza, gera gentileza

Se você seguir essas dicas e se tornar um membro ativo e colaborativo neste grupo, quando você tiver uma oferta as pessoas vão responder sim e vão corresponder a sua dedicação no grupo comprando seus produtos e serviços.

Se você já ouviu falar em gatilhos mentais, saiba que isso tudo não deixa de representar na prática, o gatilho da reciprocidade.

Bom, agora é com você:

Venda mais no Facebook criando relacionamento!

Encontre grupos relevantes para você e seu negócio e torne-se um membro útil na comunidade! Sem forçar a barra e principalmente sendo autêntico, respeitando seus valores e os valores do grupo!

Se você está criando ou já tem um negócio, você precisa se preocupar em encontrar novos alunos e clientes sim! Mas você precisa principalmente, encontrar clientes e alunos fiéis pois eles vão garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo.

E, para encontrar clientes e alunos fiéis você precisa ser confiável!

Bom, eu tenho certeza de que com essas dicas, você vai sim conseguir aumentar suas vendas de forma natural, progressiva e honestamente!

Faça suas experiências deixe aqui seu comentário! Diga se você já aplica estas táticas e claro, se você tem perguntas sobre o assunto e até dicas para ajudar, conte para gente!

Meu objetivo aqui no blog, nas redes e nos meus cursos online é ensinar o que eu sei e aprender um pouco com cada um de vocês! Esso é todo o sentido de uma rede autêntica de ensino-aprendizagem, não?

Ainda tem dúvidas?

Deixe sua pergunta nos comentários e clique para receber as notificações: assim você vai ver a minha resposta e também receber todas as novidades aqui do blog.

Quer falar diretamente comigo, receber orientações e tirar todas as suas dúvidas “cara a cara”?

Então, marque uma aula particular comigo! Vai ser um prazer ajudar você nessa jornada empreendedora!

Quer aprender um pouco mais sobre marketing digital? Confira este post:

Leave a Comment