Trabalhar em casa: como administrar seu tempo e ser mais produtivo?

Trabalhar em casa está cada dia mais fácil, acessível e lutrativo: com a popularização e a falicidade da Internet, o sonho de trabalhar em casa, no quentinho do lar, é possível sim! Mas, como administrar seu tempo e ser mais produtivo?

Trabalhar em casa pela internet não é um sonho e sim a realidade de milhares de pessoas:

Existem várias maneiras de trabalhar em casa: você pode integrar uma empresa que possibilite o trabalho remoto, você pode atuar como freelancer em diferentes áreas e você também pode se tornar um empreendedor digital!

O empreendedorismo digital está cada dia mais popular: com uma conexão internet, um blog, uma fanpage no Facebook e disponibilidade para não parar de aprender nunca, você tem grandes chances de encontrar seu lugar ao sol da Internet.

Existem muitas, mas basicamente 2 maneiras de se tornar um empreendedor digital:

Você pode se tornar um produtor: ou seja, criar seus próprios cursos online, eBooks e todo tipo de material informativo e educacional e comercializá-los digitalmente (ou seja, pela internet). Veja quais são os infoprodutos mais vendidos na internet:

E, você pode se tornar um afiliado, o que eu até recomendaria para quem está começando pois você não precisa ter um produto próprio para vender.  Os afiliados são os “representantes” de produtos digitais: eles recomendam um produto e são remunerados para isso.

Você já deve ser notado que os sites de grandes empresas como Amazon, Submarino, Udemy, Coursera e muitos outros oferecem a possibilidade de nos tornarmos afiliados de seus produtos, não? É um sistema de ganha-ganha muito interessante e que não para de crescer, veja:

como trabalhar em casa revendendo produtos na internet

 

Não são poucos os empreendedores que vivem exclusivamente da renda gerada como afiliados. Se você se interessa pelo assunto veja também:

Bom, mas este artigo não é para ensinar você a criar seu negócio online para poder trabalhar em casa, “na rua, na fazenda,” e sim para responder a pergunta de uma das minhas alunas do curso Como criar um curso online que já trabalha em casa e enfrenta um dos maiores empencillhos do home office: a gestão do tempo!

Foi ela que me enviou um e-mail sugerindo este post, então, os agradecimentos vão para a talentosa Denise Castro, autora do blog Beabá da Escrita!

 

Posso fazer um pedido de post? Isso se você já não escreveu a respeito… queria o seu olhar sobre a administração do tempo de quem é professor em EAD. Como você administra bem a produção e atividades em meio à tanta rede social e medias. Confesso que tenho fases ultra organizadas e outras nem tanto…heheh acho que minha filha, ainda tão pequena, quebra meu ritmo e é difícil voltar aos eixos.

 

Bom, eu não sou especialista em gestão do tempo e nem em produtividade, mas trabalho no gerenciamento de projetos desde 2011 e em casa desde 2015 o que tem me ensinado muito!  Por isso, vou me arriscar a dar algumas dicas de organização, ok? Vou dividi-las em duas categorias: organização básica e produtividade (também básica pois como falei, não sou especialista no assunto).

 

Dicas básicas de organização para trabalhar em casa:

dica para trabalhar em casa: organização

 

#1 Tenha um escritório:

esqueça essa história de levar seu laptop para todos os lugares e trabalhar de onde for… você pode fazer isso sim, mas tenha um escritório! Não precisa ser grande nem sofisticado, mas precisa ser um lugar só seu! Onde você possa fechar a porta e se concentrar somente no seu trabalho.

#2 Estabeleça horários de trabalho:

quantas horas por dia/semana você pode se dedicar somente aos seus projetos digitais? Delimite horários e crie uma rotina! E isso talvez seja o mais difícil para quem trabalha em casa, não é mesmo? Eu não tenho filhos e a única dica que poderia dar nesse caso é que se aproveite o período em que as crianças estão no jardim ou na escola para se concentrar no trabalho. Mas, eu tenho um trabalho fixo de 20 horas semanais, por isso, também preciso concentrar/dividir meus esforços entre meu emprego e meus empreendimentos.

#3 Tire o pijama!

Muitas pessoas que trabalham em casa aproveitam para “relachar” no mal sentido da palavra. É claro que você tem mais liberdade trabalhando em casa e não precisa exagerar no vestuário… mas, tire o pijama! Arrume-se como se precisasse ir para o escritório! Isso vai ajudar você a colocar na cabeça “agora é hora de trabalhar”.

#4 Busque o apoio da sua sua família:

quando trabalhamos em casa, nem sempre nossa família consegue entender e por isso também não consegue respeitar nossos horários de trabalho. Deixe claro quais são seus horários de trabalho e lembre-se que por mais interessante que ele seja, é preciso sim, ter tempo livre para sua família, seus amigos, sua vida! É preciso respirar, amar, rir, ir ao cimena, ler poesia, provar um novo restaurante e até assistir televisão!

 

Algumas dicas de produtividade para quem trabalha em casa:

trabalhar em casa: dicas de produtividade

#1 Estabeleça metas e crie um plano de ação:

O que você deseja alcançar em um, dois, três meses? Lançar seu curso online? Criar uma campanha de divulgação de um produto, de um serviço? Escrever um eBook?

Quando você tiver uma meta estabelecida, delimite uma deadline (para quando?). Depois, faça uma lista com todas as tarefas a serem desenvolvidas para a realização desta meta: você pode escrever em uma folha de papel, criar um mural com post’its (é o que eu faço) ou até usar algum tipo de aplicativo para isso (o Evernote é um ótimo aplicativ para gestão de tempo e projetos). Eu prefiro ter minhas listas sempre visíveis e ir modificando-as manualmente.

#2 Aprenda a trabalhar por projetos:

Desenvolver um projeto é concentrar todas as suas energias em uma única meta. Um grande problema dos empreendedores digitais é querer fazer tudo ao mesmo tempo o que é um grande erro! Vai lançar um curso online? Tranforme-o em um projeto: planeje, desenvolva, execute, avalie, modifique o que for necessário e só comece seu próximo projeto quando este estiver pronto!

Se você me acompanha nas redes sociais e até aqui no blog, você já deve ter notado que eu sempre concentro minhas publicações no assunto do meu último curso online, não é mesmo? O motivo é simples: o processo de planejamento, de concepção e de desenvolmento de um curso exige pesquisa, reflexão e também a validação da ideia pelo público. Então, eu concentro todas as minhas energias em um tema somente. Isso se chama foco! 😊

#3 Estabeleça prioridades:

Crie uma lista de tarefas (diárias se possível) e ordene-as por prioridade:

1 – o que precisa ser feito imediatamente

2 – importante mas menos sensível ao prazo

3 – deve ser feita mas não é urgente

Você vai ver que conseguir chegar ao fim do seu dia de trabalho tendo cumprido (ao menos) grande parte dessa lista de tarefas vai deixar você ainda mais animado e determinado a fazer ainda melhor no dia seguinte!

#4 Não desperdice seu tempo!

 

A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo (Victor Hugo)

 

Corte os desperdiçadores de tempo:

  • Os autogerados: desorganização, procrastinação, incapacidade de dizer não, perfeccionismo desnecessário;
  • E os contextuais: visitas, telefonemas, e-mails sem importância, esperas desnecessárias, reunião improdutiva, redes sociais.

Entre esses desperdiçadores de tempo e por assim dizer encurtadores de vida mais presentes no cotidiano de um empreendedor digital trabalhando em casa estão a procrastinação (a arte de deixar tudo para depois) e o acúmulo de redes sociais.

Se você quer ser mais produtivo trabalhando em casa:

Pare de procrastinar!

Procrastinar é dar fim a sua vida empreendedora. Procrastinação consiste no adiamento de uma ação (a arte de deixar tudo para depois) e resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Ela precisa ser combatida com todas as suas forças pois, por mais difícil ou desagrável seja uma tarefa, uma vez cumprida, você vai poder se concentrar em outras tarefas mais agradáveis. Já quando adiadas constantemete, ele se transformam em problemas!

Você gosta de ir ao dentista? Ninguém gosta não é mesmo? Contudo, tratamos da nossa saúde bucal para evitarmos os tratamentos odontológicos, certo?

E assim precisa ser sua vida em home office: tratar da saúde dos seus projetos para poder administrá-los e não tratá-los de urgência.

Se esse é o seu problema, livre-se dele! Tenho certeza (pois e mesma fiz) este curso do Ismar Souza vai ajudar você a se livrar deste problema:

 

Saia do Facebook!

Não, eu não estou dizendo para você cancelar sua conta no “face” e nem nas outras redes sociais! Como empreendedor digital, você simplesmente precisa delas! Mas, determine horários para se comunicar com seus seguidores e nesses horários, esteja então realmente à escuta! Converse, ajude, questione, esteja presente! Mas não o dia inteiro! Saiba dizer não também ao face. Eu por exemplo, vi meu poder de concentração aumentar muito depois que resolvi desconectar das redes e do e-mail enquanto estou desenvolvendo uma tarefa. Não ser avisa a todo momento que um novo e-mail chegou, que alguém postou ou comentou alguma coisa nas redes sociais ajuda a não perder o foco. Na verdade, eu evito até os telefonemas em horários “impróprios”.

Bom, eu espero que essas dicas possam ajudar você a administrar melhor o seu tempo e aumentar sua produtividade trabalhando em casa. Contudo, como eu falei no início desse post, eu não sou especialista no assunto e se você quer aprender com verdadeiros especialistas a gerenciar melhor o seu tempo, eu selecionei alguns que são verdadeiros mestres no assunto para que você possa também se tornar o mestre do seu tempo!!

 

 

Aprenda tudo sobre Gestão do Tempo e seja mais produtivo trabalhando em casa com:

Floriano Ferreira: Professor universitário, palestrante e escritor. Ele criou o curso Gestão do Tempo de um jeito fácil onde ele ensina a ser mais produtivo em menos tempo e a vencer a procrastinação com técnicas simples.

Gustavo Farias: Consultor Especialista em Gestão de Projetos. Gustavo Farias realiza consultorias em gerenciamento de projetos, ministra treinamentos em empresas, aulas em pós-graduações (MBAs) de grandes faculdades como o IPOG, além de ser palestrante e escritor. No curso  Máximo Foco, Produtividade e Resultados Utilizando o GTD e ensina a melhor técnica de produtividade pessoal do mundo: GTD (Getting Things Done) para que você seja mestre do SEU tempo.

Ismas Souza: Professor, Coach e apaixonado por desenvolvimento pessoal. No curso Elimine a Procrastinação e Aumente sua Produtividade  ele vai ensinar você a parar de PROCRASTINAR, eliminar as distrações e a aumentar sua produtividade usando técnicas simples e eficazes.

Marcelle Capozzini: Administradora por formação, com larga experiência no setor administrativo. Atualmente atua como consultora de performance e coach de propósito de vida para mudar a vida de pessoas e a organização de empresas. Marcelle é Evernote Business Certified Consultant e criou o curso Fazendo acontecer com Evernote onde ela ensina a usar o Evernote – uma ferramenta poderosíssima de captura e os fundamentos de GTD (um dos melhores métodos de gerenciamento de tempo do mundo).

E você? Também tem uma técnica de gerenciamento do tempo e de produtividade? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

Conhece mais agluém que precisa aprender a gerenciar melhor seu tempo e aumentar sua produtivade para ter sucesso trabalhando em casa? Então, seja generoso e compartilhe:

  • Marcelle

    compartilhado em todas as redes sociais!

  • Elaine de Oliveira

    Excelente post Leila, objetivo e direto. Tudo que estava precisando ler. Grata!