Trabalhar em casa: como administrar seu tempo e ser mais produtivo?

Trabalhar em casa: como administrar seu tempo e ser mais produtivo? Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Um sonho que eu realizei, mas confesso que trabalhar em casa nem sempre é um sonho pois as distrações são muitas! Para trabalhar em casa é preciso também aprender a administrar seu tempo para ser mais produtivo no dia a dia.

 

trabalhar em casa

 

Trabalhar em casa: como administrar seu tempo e ser mais produtivo?

Administrar o tempo quando se trabalha em casa é um grande desafio: telefone, campainha, visitinhas esperadas ou não, sem falar nos afazeres diários. Quando se é uma mulher, esses “afazeres” diários se multiplicam (se você aí do outro lado, é uma leitora, vai entender exatamente o que eu estou dizendo!).

Eu, pessoalmente, tento manter uma rotina bem definida de trabalho: inclusive com hora para começar e para parar de trabalhar no meu negócio.

Neste post eu vou dar algumas dicas para você que quer se tornar mais produtivo trabalhando em casa. São dicas simples, visto que eu não sou especialista no assunto, mas são algumas das coisas que têm me ajudado muito!

Se você quer aprender mais sobre o assunto com verdadeiros especialistas, eu sugiro que você conheça os cursos (eu mesma fiz esses cursos e por isso indico sem problemas, ok?)

 

7 dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa

 

#1 – tenha uma rotina de trabalho

Sim, tenha uma rotina bem definida: a que horas você pode começar a trabalhar? Quando precisa parar?

Eu sei bem que “flexibilidade” de horários é um dos principais motivos para se trabalhar em casa. E ela é possível. Contudo, flexibilidade de horários, não significa abolir completamente uma rotina de trabalho. Quando trabalhamos em casa (empreendendo ou não) a flexibilidade significa simplesmente concentrar seus esforços no período do dia em que você tende a ser mais produtivo.

Eu sou mais produtiva pela manhã e por isso, me acordo cedo e aproveito ao máximo as minhas manhãs.

Quando você é mais produtivo? Identifique este período e concentre-se!

 

# 2 – tenha um lugar para trabalhar

E aqui é mais um mito do empreendedorismo digital que vai para o “beleleu”, não é mesmo?

Pois é, se você quer ser produtivo trabalhando em casa, você precisa sim ter um lugar só seu para trabalhar. Não precisa ser um espaço grande nem altamente moderno. Mas, precisa ser um lugar onde você possa se concentrar somente no seu trabalho!

# 3 – faça listas

Parece óbvio, não é mesmo? Mas as pessoas esquecem facilmente delas. Contudo, elas são altamente eficientes!

Você pode fazê-las pela manhã, antes de começar o seu dia ou até a noite, antes de terminar o dia e já organizar o seu próximo dia.

Comece a criar suas listas e ir riscando tudo o que você conseguir fazer (é recompensante, você verá!)

 

#4 – faça uma coisa de cada vez

Sabe a lista que você criou? Desenvolva cada uma dessas tarefas de uma vez pois assim, você evita começar várias tarefas e não terminar nenhuma delas.

Comece com o que for urgente: para mim, urgente é responder às questões dos meus alunos logo pela manhã. E, meus dias começam assim: eu entro no meu painel de instrutora Udemy, respondo todas as questões dos alunos, às avaliações e controlo o crescimento do meu negócio. Fazer meu negócio crescer com alunos contentes e aprendendo nos meus cursos, é a minha prioridade sempre.

Qual é a sua prioridade? É por aqui que você vai começar o seu dia!

 

#5 – evite distrações desnecessárias

Telefone, What’App, redes sociais, e-mail, são ferramentas de trabalho para quem trabalha em casa. Mas, você precisa aprender a priorizar suas tarefas e também, a desligar para poder evitar as distrações desnecessárias.

Por isso, reserve um tempo para interagir nas redes sociais, um tempo para responder aos e-mails e um tempo para produzir. E, quando for tempo de produzir, desligue tudo e produza! Algumas coisinhas simples que operam milagres na produtividade:

Coloque seu smartphone no silencioso (e de preferência em outro cômodo da casa para que você não fique tentado a controlar as mensagens)

Desconecte-se completamente do Facebook (sim, pois se você não fizer isso e deixar a janela do seu navegador aberta, você vai ficar recendo notificações a cada besteira que acontecer por lá… e, a tentação de ir ver é sempre grande, não é?)

Desconecte-se também do seu e-mail (sim, pois os e-mails não precisam ser respondidos imediatamente!)

 

# 6 – tire o pijama!

Pare de achar que você pode ficar de pijama, de chinelo e completamente desarrumado o dia inteiro só porque você trabalha em casa!

A não ser que você viva no antigo estilo hippie, acorde, tome banho e arrume-se como se fosse para o escritório!

Você não precisa colocar terno e gravata para trabalhar em casa, é claro… mas, esteja sempre pronto para “receber” um cliente. Assim, inconscientemente, você já estará preparado para um dia de trabalho, entende?

Eu, como sou muito baixinha (160 centímetros) não dispenso nem o salto-alto 😊 mas isso foi uma mania que eu peguei quando mora em Paris (maquiagem, salto, roupinha bonitinha e cabelo bem penteado é uma obrigação para uma mulher).

 

#7 – aprenda a reaproveitar o conteúdo criado

Eu vou falar mais sobre isso no próximo post e falo muito sobre isso para meus alunos do curso Como Criar um Curso Online. Se você trabalha em casa, empreendendo online, então, você vive produzindo conteúdo, não é mesmo?

Ora, um post do seu blog, pode facilmente se transformar em um artigo para o LinkedIn, um vídeo para o YouTube, uma apresentação de slides para o Slideshare, os slides podem virar imagens para as redes sociais e assim por diante.

Nada deve se perder quando você cria conteúdo!

Veja dois exemplos de empreendedores digitais que praticam o reaproveitamento de conteúdo e ganham dinheiro com isso neste meu vídeo no YouTube.

Eu gosto muito dessa frase do Milan Kundera sobre o assunto:

 

Bom, eu espero que essas dicas possam realmente ajudar você a se organizar trabalhando em casa. Eu sei bem que não é fácil, mas se você não se organizar, não vai conseguir realizar seu sonho de trabalhar em casa, de criar seu negócio online de sucesso.

Como eu falei no início desse post, eu não sou especialista neste assunto e muito menos a organização em pessoa. Eu procuro ter uma rotina bem definida, justamente para suprir essa deficiência.

Nem sempre é possível e isso também precisa estar claro para você, ok?

Eu mesma, estou no meio da gravação do meu próximo curso “Negócios Online e Estilo de Vida” e desde quarta-feira (dia 18.04) estou completamente fora desta minha rotina pois minha prima e o namorado vieram do Brasil passar uns dias conosco.

É claro que eu procuro não me desligar completamente do meu trabalho, mas confesso que é bem difícil pois também quero estar perto deles e mostrar um pouco da minha região. O que tenho procurado fazer é:

  • pela manhã eu resolvo o que é urgente (meus alunos, meu negócio, minha rede)
  • a tarde eu vou passear 😊 (e por isso tem tantas fotos bonitas nas redes agora)

Contudo, desde que eles chegaram, eu não gravei nenhum vídeo novo e isso vai atrasar um pouco a publicação no meu novo curso, é claro!

Mas, recebê-los aqui e ajudá-los a descobrir a região foi uma escolha minha, não é mesmo? Uma escolha que eu assumo plenamente!

Acho que esta é a minha maior dificuldade: manter uma rotina de trabalho com visitas em casa.

 

E você? Como organiza seu trabalho em casa?

Tem alguma dica para nos ajudar? Qual é sua maior dificuldade e como faz para superar essa dificuldade?

Deixe seu comentário e colabore com a nossa comunidade:

Compartilhe!