Leila Adriano Ostoyke: Professora Empreendedora Digital

Eu, sou mais uma professora apaixonada pelo novo, por empreendedorismo, comunicação, ensino e novas tecnologias. Entusiasta da internet como fenômeno social, acredito que o uso das novas tecnologias facilitam o encontro entre pessoas e ideias, quebram barreiras geográficas e temporais, ajudam a democratizar o conhecimento e criam possibilidades ilimitadas de negócios. Estou convencida de que o empreendedorismo e a educação são duas áreas que podem mudar o rumo de um país e impactar a vida de milhares de pessoas.

Quem sou eu:

Brasileira, professora de francês, morando na Alemanha desde 2007. Feliz por ter encontrado no Empreendedorismo Digital um forma de fazer o que eu realmente gosto: ensinar!

Nasci em Florianópolis (a linda Floripa), me formei em Letras/Francês na UFSC e como toda professora de Francês, meu sonho sempre foi morar e estudar em Paris! Realizei este sonho em 2002, quando depois de passar um ano viajando pela Europa recebi uma cartinha da Sorbonne dizendo que eu tinha aceita para fazer a Maitrîse (especialização) em Ensino do Francês como Língua Estrangeira. Me apaixonei por Paris como nunca por nada na vida! Mas o amor verdadeiro me fez trocar Paris por Ettenheim, cidadezinha barroca alemã na fronteira com a França e a Suiça.

Como comecei a ensinar online?

Comecei a ensinar online em 2011, quando fui convidada para participar de um projeto inovador: ensinar online e ao vivo, via webinários!

Entre 2011 e 2014 eu integrei uma equipe européia de formação a distância, o que me deu uma outra visão sobre a minha profissão: eu não era mais somente uma professora de francês e sim uma pioneira: eu ensinava online e ao vivo, conectando centenas de pessoas em diferentes lugares do mundo e isso, diariamente!

E, foi por ter conhecido a magia do ensino a distância e das possibilidades de empreender ensinando online que, no final de 2014 eu resolvi voltar um pouco às „minhas origens“ e ensinar! Não somente ensinar via webinários (Live eLearning), mas ensinar a criar webinários, ensinar a ensinar e a empreender online!

 

Tecnologias a serviço do desenvolvimento

Eu, assim como Pierre Lévy, também estou convencida de que permitir que os seres humano conjuguem suas imaginações e inteligências a serviço do desenvolvimento e da emancipação das pessoas é o melhor uso possível das tecnologias digitais.

Por isso, compartilho um pouco do que tenho aprendido nesses mais de 20 anos na educação, mais de 6 anos no ensino a distância e empreendendo online desde 2015 aqui no meu blog, nas redes sociais e também com meus cursos online.

Dividir para multiplicar:

Este é meu maior objetivo ensinando e empreendendo online: dividir conhecimento e experiências para poder multiplicar: conhecimentos, experiências e renda (a dos meus leitores, dos meus alunos, dos meus parceiros e a minha, é claro!)

 

Aqui no blog:

Aqui no blog falamos sobre empreendedorismo, educação, novas tecnologias, marketing digital e sobre tudo que pode interessar um professor do seu tempo: um professor inovador e pronto para quebrar as barreiras da sua sala de aula ensinando para o mundo.

Meus cursos online

Meus cursos estão diponíveis na plataforma Udemy, uma plataforma de enino a distância reconhecida internacionalmente por disponibilizar cursos online e alta qualidade a preços acessíveis. E aqui, você poderá perceber um dos meus grandes valores como empreendedora: eu acredito na educação a distância como uma forma de democratização do conhecimento. Mas, como poderemos realmente contribuir para essa democratização, se criarmos cursos com preços abusivos? Eu quero fazer minha parte nesse processo e por isso, todos os meus cursos estão diponíveis a preços realmente acessíveis:

Leila Adriano Ostoyke

Para conhecer o meu perfil de instrutora Udemy e conhecer meus cursos, basta clicar AQUI.

Tem até cursos gratuitos e acho que pode ser uma boa maneira de começarmos a “estreitar” nosso contato, não é memso? Também não tenho problemas em criar cupons de desconto, então, se o curso que você escolheu não estiver em promoção (o que é raro na Udemy), basta escrever para mim que eu envio um cupom de desconto para você, ok? E claro, para todas as suas dúvidas, comentários e sugestões, basta me contactar! Vai ser um prazer conhecer você e saber como eu posso ajudar na realização dos seus projetos!

Vida de instrutor Udemy

Todas as terças-feiras eu escrevo sobre a Vida de Instrutor Udemy. É uma coluna publicada no site Viver de Udemy e que tem o objetivo de dialogar diretamente com os intrutores e futuros instrutores Udemy. Nela abordo questões e dificuldades minhas e dos meus colegas instrutores da comunidade lusófona.

Projeto MILA

MILA (Migration Integration Leben und Arbeiten) é um projeto realizado pela empresa Neue Arbeit Lahr GmbH e foi idealizado para facilitar a integração de mães estrangeiras aqui na Alemanha.

Nosso objetivo principal neste projeto é o empoderamento de mães migrantes e fazemos isso em uma espécie de mentoria de “estrangeira para estrangeira”.

Eu, como brasileira morando desde 2005 aqui na Alemanha, sei bem como é difícil aprender a língua de Goethe, compreender ( e as vezes até aceitar) as diferenças culturais e principalmente, conseguir seu “lugar ao sol” quando se deixa tudo no país natal para começar uma vida nova em outro país.

Por isso, coordenar o Projeto MILA é uma verdadeira honra para mim!

A arte do encontro

Vinícius de Moraes, dizia que

a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro nesta vida

E é verdade! Mas, eu acredito na arte do encontro e sou muito grata aos que tenho feito ao longo da minha vida: tenho a felicidade de ter nascido em uma família querida, trago meus amigos sempre comigo e tenho conquistado leitores e alunos fiéis ao longo dessa jornada.

Não deixo ninguém sem resposta e uso de uma comunicação muito simples com todos: aos domingos, envio um e-mail contando as novidades e fazendo um “resumo” da semana. Assim, quem não pode acompanhar os conteúdos publicados, ainda pode participar das discussões. Se você quer fazer parte da minha lista de leitores e amigos, basta se inscrever preenchendo o fomulário:

Sempre aos domingos

Conteúdo exclusivo por e-mail!

Please wait...

Confira seu e-mail agora e confirme seu pedido de inscrição!

Reafirmo:

Vai ser um prazer conhecer você e saber como eu posso ajudar na realização dos seus projetos!

E agora que você sabe um pouco sobre mim, que tal falar um pouco de você? Sinta-se em casa: