Quem é o instrutor de cursos online?

Um instrutor de cursos online é um apaixonado pelo ensino e justamente por isso, ele quer ensinar sem fronteiras! É um profissional “multitarefas”, um verdadeiro canivete suíço! Mas, quais são suas características? Qual é o perfil desses profissionais? E claro, o que você precisa para se tornar um de nós? Vem comigo que eu vou contar para você tudo direitinho:

Quem é o instrutor de cursos online?

A primeira coisa a dizer, é:

O instrutor de cursos online é um romântico, um apaixonado!

 

Sim, sim! Um romântico: ele vive sonhando (acordado!) com a possibilidade de levar um pouco do seu conhecimento à quem precisa dele, onde e quando seus alunos precisarem. Por isso ele ensina online: pois assim o conteúdo produzido poderá ser acessado por seus alunos “à qualquer hora em qualquer lugar”: no escritório, em casa, num quarto de hotel, num campo de refugiados (você sabia que crianças, jovens e adultos refugiados usam a tecnologia móvel para continuar aprendendo mesmo durante a fuga? Falei sobre isso na sala de entrevista uma ponte para o futuro o vídeo está disponível aqui no blog, para assistir, basta clicar: As competências do professor do século XXI), na praia e até nos transportes públicos (eu mesma faço isso pois não dirigo e aproveito meus tragetos de ônibus para participar de cursos online usando simplesmente meu smartphone).

 

O instrutor de cursos online é um professor empreendedor digital!

 

O instrutor de cursos online é (ou ao menos deveria ser) um professor empreendedor digital. Sim, um empreendedor digital:

Empreendedor no sentido em que ele procura, com seus cursos, resolver um problema dos seus alunos.

Segundo Louis Jacques Filion, um grande nome do empreendedorismo,

 

um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões

 

Ou seja, um empreendor é aquele sai da área do sonho e parte para a ação, é aquele que realiza visões.

Maria Inês Felipe no seu livro “Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial” define empreendedor como sendo:

 

aquele capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas idéias, produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas idéias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.

 

Eu particularmente gosto muito desta definição pois ela abrange três características marcantes de um empreendedor:

  • Criatividade
  • Inovação
  • E Ação

Um empreendedor é um inquieto: ele está sempre pesquisando, imaginando e criando soluções. E, muito importante quem busca o sucesso: suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado. Ou seja, um empreendedor também é um observador: ele conhece seu público, entende suas necessidades e cria uma solução.

 

Ora, com seus cursos online não será diferente!

Seu curso online deve ser uma solução para um problema enfrentado pelo seu público. Somente assim você estará realmente impactando a vida das pessoas, somente assim você vai realmente ajudar alguém a desenvolver suas competências, somente assim seu curso será útil e claro, somente assim você terá alunos!

Nós professores temos uma tendência a nos fixarmos na visão romântica do ensino a distância e a deixarmos o empreendedor adormecido dentro de nós. Fora do ensino formal as pessoas procuram um conhecimento pontual, prático e objetivo. Eles não precisam cumprir um currículum pré-estabelicido por algum órgão governamental, eles querem “aprender a pescar” e você quiser “dar o peixe” ele não vai aceitar.

E por que o instrutor de cursos online é um professor empreendedor digital?

Porque ele vai criar soluções em formato digital, ou seja, cursos online.

Se você quer entender melhor a dinâmica do Empreendedorismo Digital, conheça o curso Empreendedorismo Digital para Professores (as aulas disponíveis para visualização gratuita já podem ajudar bastante!):

>> clique para assistir!

 

O instrutor de cursos online é um canivete suíço!

A menos que você possa investir na contração de serviços você vai precisar ser sim um canivete suíço, multiuso e multitarefas:

  • chefe de projeto,
  • designer instrucional,
  • conteudista,
  • roteirista,
  • editor e produtor de vídeos,
  • blogueiro,
  • agitador de redes socias,
  • marketeiro

e

  • vendedor!

 

Quais dessas competências você já tem? Quais delas você vai precisar desenvolver ou aprimorar? Faça uma lista com suas competências e deficiências. Depois, consulte os cursos da Escola de Professores do Futuro, tenho certeza de que você vai achar maneiras de sanar suas deficiências e de desenvolver as competências necessárias para se tornar um Professor Empreendedor Digital de sucesso!

Você quer se tornar um instrutor de cursos online?

Então, comece aprendendo a empreender online! Entenda a dinâmica do empreendedorismo digital, escolha seu modelo de negócio e parta para a ação!

E, claro, aprenda a criar seus próprios cursos online!

Pronto para enfrentar essa jornada? Pronto para se tornar um realizador? Então, nos encontraremos online com certeza!!

Compartilhe!