abril 28, 2015

Sobre

Leila Adriano Ostoyke: Professora Empreendedora Digital

Eu, sou mais uma professora apaixonada pelo novo, por empreendedorismo, comunicação, ensino e novas tecnologias. Entusiasta da internet como fenômeno social, acredito que o uso das novas tecnologias facilitam o encontro entre pessoas e ideias, quebram barreiras geográficas e temporais, ajudam a democratizar o conhecimento e criam possibilidades ilimitadas de negócios. Estou convencida de que o empreendedorismo e a educação são duas áreas que podem mudar o rumo de um país e impactar a vida de milhares de pessoas.

Quem sou eu:

Brasileira, professora de francês, morando na Alemanha desde 2007. Feliz por ter encontrado no Empreendedorismo Digital um forma de fazer o que eu realmente gosto: ensinar!

Nasci em Florianópolis (a linda Floripa), me formei em Letras/Francês na UFSC e como toda professora de Francês, meu sonho sempre foi morar e estudar em Paris! Realizei este sonho em 2002, quando depois de passar um ano viajando pela Europa recebi uma cartinha da Sorbonne dizendo que eu tinha aceita para fazer a Maitrîse (especialização) em Ensino do Francês como Língua Estrangeira. Me apaixonei por Paris como nunca por nada na vida! Mas o amor verdadeiro me fez trocar Paris por Ettenheim, cidadezinha barroca alemã na fronteira com a França e a Suiça.

Como comecei a ensinar online?

Comecei a ensinar online em 2011, quando fui convidada para participar de um projeto inovador: ensinar online e ao vivo, via webinários!

Entre 2011 e 2014 eu integrei uma equipe européia de formação a distância, o que me deu uma outra visão sobre a minha profissão: eu não era mais somente uma professora de francês e sim uma pioneira: eu ensinava online e ao vivo, conectando centenas de pessoas em diferentes lugares do mundo e isso, diariamente!

E, foi por ter conhecido a magia do ensino a distância e das possibilidades de empreender ensinando online que, no final de 2014 eu resolvi voltar um pouco às „minhas origens“ e ensinar! Não somente ensinar via webinários (Live eLearning), mas ensinar a criar webinários, ensinar a ensinar e a empreender online!

Tecnologias a serviço do desenvolvimento

Eu, assim como Pierre Lévy, também estou convencida de que permitir que os seres humano conjuguem suas imaginações e inteligências a serviço do desenvolvimento e da emancipação das pessoas é o melhor uso possível das tecnologias digitais.

Por isso, compartilho um pouco do que tenho aprendido nesses mais de 20 anos na educação, mais de 6 anos no ensino a distância e empreendendo online desde 2015 aqui no meu blog, nas redes sociais e também com meus cursos online.

Dividir para multiplicar:

Este é meu maior objetivo ensinando e empreendendo online: dividir conhecimento e experiências para poder multiplicar: conhecimentos, experiências e renda (a dos meus leitores, dos meus alunos, dos meus parceiros e a minha, é claro!)

 

Aqui no blog:

Aqui no blog falamos sobre empreendedorismo, educação, novas tecnologias, marketing digital e sobre tudo que pode interessar um professor do seu tempo: um professor inovador e pronto para quebrar as barreiras da sua sala de aula ensinando para o mundo.

Escola de Professores do Futuro

A Escola de Professores do Futuro foi idealizada para todo professor que sabe que vai precisar continuar aprendendo para sempre! Nela, divulgo meus cursos, os cursos dos meus alunos e também de colegas que conheço e respeito profissionalmente. São cursos gratuitos (ou quase) para que você possa se atualizar e desenvolver novas competências sem se arruinar!

Clique na imagem para visitar a escola:

Escola de Professores do Futuro

Meus cursos online

Meus cursos estão diponíveis na plataforma Udemy, uma plataforma de enino a distância reconhecida internacionalmente por disponibilizar cursos online e alta qualidade a preços acessíveis. E aqui, você poderá perceber um dos meus grandes valores como empreendedora: eu acredito na educação a distância como uma forma de democratização do conhecimento. Mas, como poderemos realmente contribuir para essa democratização, se criarmos cursos com preços abusivos? Eu quero fazer minha parte nesse processo e por isso, todos os meus cursos estão diponíveis a preços realmente acessíveis:

Leila Adriano Ostoyke na Udemy

Para conhecer o meu perfil de instrutora Udemy e conhecer meus cursos, basta clicar AQUI.

Tem até cursos gratuitos e acho que pode ser uma boa maneira de começarmos a “estreitar” nosso contato, não é memso? Também não tenho problemas em criar cupons de desconto, então, se o curso que você escolheu não estiver em promoção (o que é raro na Udemy), basta escrever para mim que eu envio um cupom de desconto para você, ok? E claro, para todas as suas dúvidas, comentários e sugestões, basta me contactar! Vai ser um prazer conhecer você e saber como eu posso ajudar na realização dos seus projetos!

Vida de instrutor Udemy

Todas as terças-feiras eu escrevo sobre a Vida de Instrutor Udemy. É uma coluna publicada no site Viver de Udemy e que tem o objetivo de dialogar diretamente com os intrutores e futuros instrutores Udemy. Nela abordo questões e dificuldades minhas e dos meus colegas instrutores da comunidade lusófona.

Projeto MILA

MILA (Migration Integration Leben und Arbeiten) é um projeto realizado pela empresa Neue Arbeit Lahr GmbH e foi idealizado para facilitar a integração de mães estrangeiras aqui na Alemanha.

Nosso objetivo principal neste projeto é o empoderamento de mães migrantes e fazemos isso em uma espécie de mentoria de “estrangeira para estrangeira”.

Eu, como brasileira morando desde 2005 aqui na Alemanha, sei bem como é difícil aprender a língua de Goethe, compreender ( e as vezes até aceitar) as diferenças culturais e principalmente, conseguir seu “lugar ao sol” quando se deixa tudo no país natal para começar uma vida nova em outro país.

Por isso, coordenar o Projeto MILA é uma verdadeira honra para mim! Para saber mais sobre o Projeto MILA (em português) basta clicar AQUI.

A arte do encontro

Vinícius de Moraes, dizia que

a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro nesta vida

E é verdade! Mas, eu acredito na arte do encontro e sou muito grata aos que tenho feito ao longo da minha vida: tenho a felicidade de ter nascido em uma família querida, trago meus amigos sempre comigo e tenho conquistado leitores e alunos fiéis ao longo dessa jornada.

Não deixo ninguém sem resposta e uso de uma comunicação muito simples com todos: aos domingos, envio um e-mail contando as novidades e fazendo um “resumo” da semana. Assim, quem não pode acompanhar os conteúdos publicados, ainda pode participar das discussões. Se você quer fazer parte da minha lista de leitores e amigos, basta se inscrever preenchendo o fomulário:

Reafirmo:

Vai ser um prazer conhecer você e saber como eu posso ajudar na realização dos seus projetos!

E agora que você sabe um pouco sobre mim, que tal falar um pouco de você? Sinta-se em casa:

  • Leila, Parabens pelo seu trabalho como empreendedora digital ,
    há anos venho prospectando possibilidades de desenvolver seminários de lançamentos
    junto a minha rede de relacionamentos , e embora tenha encontrado alguns serviços sobre , o mesmo náo acontecia ao nível de acompanhamento e principalmente mediaçao . Feliz por sua consultoria online, tenho me sentido agora completamente pronta para dar continuidade a esses lançamentos sem estresse das inseguranças típicas das inovaçoes em linguagem des novas tecnologias. Grattidáo eterna. Silvia

    • esse é exatamente o objetivo: deixar os gênios trabalhando e criando em paz! 🙂
      não podemos fazer tudo sozinhos, precisamos dividir para somar! esse é um pensamento muito comum aqui na Alemanha (a terra dos experts): cada um faz o que sabe fazer (e não um faz tudo sozinho), assim, somos inevitavelmente os melhores!

  • Leila parabéns pelo seu site, blog e sua iniciativa de atuar neste mercado maravilhoso. Venho atuando neste mercado desde setembro de 2014, comecei como afiliado no Hotmart e faz 6 meses que estou atuando no Marketing Multinível no segmento do ensino a distância, onde estou adorando desenvolver este trabalho de levar conhecimento as pessoas por preço justo e com produtos de qualidade no mercado que está crescendo rapidamente “tecnologia”. Sucesso para você.

    • Obrigada por ter passado por aqui! Sucesso para todos nós que vivemos para levar conhecimento a todos, onde quer que eles estejam, não é mesmo? Abraço!

  • maria caraji

    Ok, Leila, para quem sabe e faz as coisas são tão simples, mas o que eu peço é de onde se começa em tudo isto? Por favor, da pontinha inicial, porque eu comecei com informatica e as coisas foram evoluindo e depois net, receber e mandar emais, e não passo disso, nem facebook nem mais nada. Mas essa de empreendedorismo digital é muito interessante, sigo-vos sempre que posso, mas é muito chinês na minha caça:)

    Bom trabalho e parabéns pela iniciativa social de levar o conhecimento aos outros.

    • Oi querida,
      eu sei bem que as vezes isso tudo parece grego, não é? Mas, quando estamos no ramo há tanto tempo, realmente achamos acabamos esquecendo de dizer por onde começar… no entanto, tudo sempre começa com uma ideia, que tomará a forma de um projeto e será desenvolvido com muito estudo, muito trabalho e muita persistência! Germana Uchoa e eu estamos preparando um presentinho de natal justamente para ajudar todos os que estão querendo saber mais sobre o assunto…. Em breve!!! Até lá, te aconselho assistir essa palestra sobre Empreendedorismo Digital onde a Germana já esclarece muitos pontos importantes:
      http://leila.adriano-ostoyke.com/empreendedorismo-mode-online
      Abraço e até breve!

  • Kenia Abreu Dorl

    Gostei muito de conhecer um pouco do seu trabalho Leila.
    Já trabalhei com capacitação e treinamento para servidores públicos e empresas privadas na área de licitações.

    Atualmente sou responsável pela área de desenvolvimento de novos produtos e parcerias do Observatório Social do Brasil, uma organização com mais de 10 anos que abre espaço para o exercício da cidadania, sendo democrático e apartidário, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública, principalmente os gastos das prefeituras brasileiras.
    Lutamos a favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, somos mantidos e apoiados por empresários, profissionais, professores, estudantes e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

    Nossa intenção é utilizar recursos como o Webinar e Marketing Digital para ampliar a mobilização da sociedade civil e dos apoiadores no monitoramento dos gastos públicos e fomentação de novos mercados e fornecedores, o que aumenta a concorrência e diminui a possibilidade de corrupção nas licitações.

    Gostaria muito que, se possível, você nos orientasse ou encaminhasse algum material de ensino ou contato que nos auxilie a continuar cumprir estes propósitos e trazer uma mudança real de atitude na sociedade brasileira!

    Sempre é ótimo conhecer pessoas que têm esse viés de compartilhar conhecimentos para o crescimento de novas tecnologias e benefício da comunidade!

    Abs,
    Kenia

    • Oi Kenia! Que prazer
      te econtrar por aqui! Me manda um e-mail com o site da empresa que tendo ver a
      melhor maneira de contribuir, ok?

      Abraço, Leila