Quanto ganha um professor na Alemanha?

“Professores não são pessoas comuns e pessoas comuns não são professores”: Você provavelmente já encontrou uma imagem como esta da Angela Merkel, chanceler alemã, fazendo esta declaração, não é mesmo? Mas, quanto ganha um professor na Alemanha? 

 

Se você é professor, se trabalha na educação, provavelmente se emocionou e quis compartilhar para mostrar que existem sim, países onde nossa classe é respeitada e valorizada.

Não é mentira que os professores e educadores em geral são respeitados e valorizados na Alemanha. Eu mesma conheço bem as duas realidades (ser professor no Brasil e na Alemanha) e posso garantir que não existe comparação possível… a não ser entre um vinho “grand cru” e vinagre barato.

Esta fake news que tanto nos emocionado não é tão fake e nem tão verdadeira assim… mas, para isso, é preciso uma aulinha de alemão antes, ok? É rápidinho e pode ajudar você a entender melhor isso tudo!

Em alemão a palavra “professor” designa um único profissional da educação: o professor universitário. Todos os outros são chamados de “Lehrer” ou Erzieher. Veja este quadro explicativo:

Professor = Professor(a) universitário

Gymnasiallehrer(in) = professor(a) do ensino médio

Lehrer(in) = professor(a) de 5ª à 8ª séries

Grundschullehrer (in) = professor(a) de 1ª à 4ª séries

Erzieher(ir) = professor(a) de ensino infantil

Assim como sua nomenclatura, a formação de cada um desses profissionais também é diferente e consequentemente, sua remuneração. Então, vejamos o quanto realmente ganha um professor na Alemanha!

 

Quanto ganha um professor na Alemanha?

 

Professor = Professor(a) universitário

É um caminho árduo mas que tem sim suas vantagens: um professor universitário aqui tem prestígio, um cargo para a vida inteira e pode usar o título “Professor” no seu nome (inclusive na correspondência e até em cartões de crédio!!). Um Professor tem necessariamente um doutorado bem sucessido e escrevu uma “Habilitation”, conhecido como pós-doc.

Os salários variam de estado para estado e o mais baixo é em Hessen, onde um Professor começa ganhando 4.048,04 € por mês.

Veja a tabela publicada no site academics.de

salario de professor na Alemanha

 

O tempo de trabalho e a experiência trazem vantagens também:

 

professor experiente na Alemanha

Mas, vejamos então os salários dos outros professores:

 

Grundschullehrer (in) = professor(a) de 1ª à 4ª séries

A tabela do mesmo site mostra o salário inicial e depois de 20 anos de carreira: Esta tabela é válida também para os professores do ensino fundamental na maioria dos estados:

salário dos professores de ensino médio na Alemanha

Fonte: https://www.academics.de/wissenschaft/was_verdient_ein_lehrer_58598.html

 

Somente entre os professores de escola já existe uma grande diferença entre os professores do ensino fundamental e médio.

O Gymnasiallehrer(in) prepara a “elite pensante”, aqueles que vão para as universidades e por isso, ele também tem uma remuneração mais interessante:

Ponto importante: o sistema escolar na Alemanha também é bem diferente e os alunos que vão para o ginásio (não são todos os que vão) não são treinados para passar no ENEM ou no vestibular com musiquinha e professor fantasiado. Eles são preparados para a vida acadêmica. A escrever uma dissertação, por exemplo. Eu já li trabalhos de alunos do ginásio muito melhores do que alguns TCCs brasileiros.

Contudo, é preciso salientar que a formação docente na Alemanha é também muito diferente da do Brasil.

Quem se destina a fazer uma licenciatura é realmente preparado para a sala de aula, tem uma formação rígida e UM concurso público não é garatia de acesso à carreira docente. Existem diferentes exames que eles precisam fazer e, a licenciatura dupla é uma obrigação. Por exemplo, ninguém é professor somente de matemática, física ou química. É preciso ter duas especializações. Raramente um profissional sem mestrado poderá se tornar um Gymnasiallehrer(in) e não são poucos os doutores atuando em Gymnasiums.

Além disso: os profissionais da educação tem uma carga horária de 30 horas semanais e são vistos aqui como verdadeiros privilegiados… na verdade, sente-se até uma invejinha desses profissionais quando eles são aceitos em uma escola.

É sim, é muito diferente!!

Mas, essa declaração tão linda atribuída à Merkel não é verdadeira… os professores não têm o melhor salário do país.

 

Veja a tabela de salários dos juízes por exemplo:

Fonte: https://gehaltsreporter.de/gehaelter-von-a-bis-z/recht/Richter.html

 

De engenheiro civil

Fonte: https://www.academics.de/wissenschaft/bauingenieur-gehalt_58268.html

 

E os médicos

(nesta tabela a indicação dos salários é anual, ok? Então, divida por 12 para ter o salário mensal)

Fonte: https://www.praktischarzt.de/arzt/gehalt-arzt/

 

Ahh e quanto ganha a Angela Merkel?

Em 2017 ela ganhou um aumentinho e ganha 18.820 Euro por mês fora os privilégios de chanceler e tudo o mais, certo?

A revista Vermögen Magazin (que estuda as riquezas do mundo) calcula que ela já tenha reunido 3,5 milhões de Euros desde 22 Novembro de 2005 quando ela assumiu o posto.

quanto ganha angela merkel

 

Bom, então, use a tabela de salários dos professores que eu publiquei aqui o quanto quiser, o link para o site e a matéria completa sobre o assunto você também encontra aqui… mas, pare de compartilhar essa imagem ridícula da “Mutti” (como a Merkel é chamada por aqui), ok?

Eu sei que dá vontade de jogar na cara esse sonho lindo de ver professores ganhando mais do que todo mundo, mas não é verdade, ok?

E, você também não precisa ganhar pouco nem se matar correndo de escola em escola… A Educação a Distância é um mercado carente de profissionais qualificados e está em plena expanção… que tal aprender a criar seus cursos online e mudar esta situação? Ser bem remunerado como professor é possível sim! Basta abrir os olhos para as diferentes oportunidades!

Comece a descobrir o mundo dos instrutores de cursos online com este curso gratuito:

>> Empreender ensinando online

Ou, se você quiser aprender realmente a criar seus cursos e ensinar sem fronteiras, matricule-se no curso Como criar um curso online e conheça o passo a passo para a criação, o desenvolvimento e a divulgação do seu curso online:

>> Como criar um curso online

Eu espero não ter decepcionado você com esta notícia mas eu acredito que a verdade (nua e crua!) deve prevalecer!

Conhece mais alguém espalhando por aí que os professores são os profissionais mais bem pagos na Alemanha?

Então compartilhe e informe a verdade:

 

Compartilhe!