Por que você precisa criar um blog profissional?

Você ainda está em dúvidas se deve ou não criar um blog? Então, entenda porque você precisa criar um blog profissional!

Por que criar um blog

Todos os dias eu recebo perguntas de leitores, alunos e seguidores nas redes sociais me perguntando por onde eles devem começar a:

  • Empreender online
  • Divulgar seus produtos e serviços online

Minha resposta é sempre a mesma: comece criando um blog!

Muitos “gurus” que pregam a ideia de ganhar milhões de um dia para o outro na internet pregam também que o blog morreu, que é perda de tempo, etc, etc. Contudo, as grandes empresas, aquelas que construiram um negócio sério, estável e rentável a longo prazo, tem um blog integrado ao seu site.

Um bom exemplo é a Coca-Cola: para o Brasil ela tem o que chama de “revista digital da Coca-Cola Brasil” onde ela fala não somente dos seus diferentes tipos de bebidas mas conta a história da empresa, se comunica com seus clientes criando assim um relacionamento para se aproximar cada vez mais do seu público-alvo.

Essa revista digital é a casa da Coca-Cola Brasil! É onde ela “recebe” seus clientes informando sobre os produtos, os projetos da empresa e se colocando à disposição para responder as perguntas dos mesmos, mostrando assim abertura ao diálogo.

E esta já é o primeiro motivo para você ter um blog: ele será seu endereço, sua casa na internet!

Bom, então vejamos algumas outras razões pelas quais você precisa criar um blog!

Por que você precisa criar um blog profissional?

#porque ele será seu

A sua casa, o seu endereço! As redes sociais são importantes e são sim o melhor modo de comunicação atualmente. Mas, se seus seguidores no Facebook migrarem para outras redes? Se você teve uma conta no orkut, você vai entender muito bem o que eu estou falando: de um dia para o outro, milhares de pessoas deixaram de usar o orkut e migraram para o facebook. Resultado: quem tinha somente conteúdo publicado no orkut perdeu completamente o conteúdo publicado e sua audiência,  precisando recomeçar do zero em outra rede social.

#porque ele faz de você uma referência

Se você estuda um pouco de marketing digital, você já deve ter escutado falar em autoridade. No marketing, autoridade é o reconhecimento do seu trabalho pelo seu público. Se você utiliza seu blog para compartilhar informações importantes, conteúdo útil e relevante para seu público (tutoriais, dicas e até opinião) com certeza você se tornará uma referência no seu meio. Aqui no blog eu tenho um tutorial ensinando a se tornar afiliado da Udemy (para divulgar os cursos e ganhar 40% de comissão nas vendas) e ele se tornou uma refência para meus colegas instrutores. Quando alguém pergunta no nosso grupo de instrutores como se tornar afiliado da Udemy, meus colegas instrutores postam o link do meu post. Esse é somente um exemplo de referência. Mas acho que ficou claro, não?

#porque ele vai ajudar você a ser encontrado

Criando conteúdo relevante e de valor real no seu blog você será indexado pelos motores de pesquisa e poderá ser mais facilmente encontrado nas pesquisas do Google por exemplo. A importância de “aparecer no Google” é mais do que evidente, não? Da última vez que você fez uma compra, onde você buscou informações?

#porque você não vai transformar seguidores em clientes se eles não confiarem em você

Aqui nós voltamos para a “autoridade” e para a necessidade de se tornar uma referência. Como você decide comprar ou não um produto? Se inscrever ou não em um curso online? Quando você já conhece e confia em uma marca o processo não é muito longo, certo? Mas, você se inscreveria em um curso online sem ter a menor ideia de quem vai realmente ministrar este curso? Se a pessoa pode ou não falar sobre o assunto? A mesma coisa acontece com qualquer outro tipo de produto ou serviço. Na “vida real” quando precisamos de um encanador, perguntamos para um amigo, um vizinho, alguém da família e por indicação de alguém em quem confiamos, confiamos também no trabalho daquela pessoa. No mundo virtual, perguntamos para o Google, para nossos amigos nas redes sociais e assim por diante… e como as pessoas e o Google podem fazer esta indicação? Compartilhando links do seu blog! Acessando o conteúdo do seu blog e vendo a qualidade dele as pessoas vão poder mais facilmente decidir se vão ou não confiar em você!

#porque você pode criar um relacionamento com seus leitores, prospects e clientes

Como você já deve ter entendido, é muito mais fácil vender para quem já confia em você. Assim como é muito mais fácil fidelizar um cliente do que conquistar novos. Então, criar um relacionamento sério e de confiança com seus leitores,  prospects e clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para isso, além de produzir e publicar conteúdo útil e relevante, você deve oferecer aos visitantes do seu blog a possibilidade de ficar em contato direto com você. Aqui no blog, você pode entrar em contato direto comigo de três maneiras: através das redes sociais, do formulário de contato e assinando a minha newsletter. Todos os domingos eu envio um e-mail para meus leitores fazendo um “resumo” da semana para estreitar nossos laços.

#porque você pode usar seus posts para divulgar produtos e serviços

E aqui eu não estou falando daqueles banners chatos do Google Adsense (você pode usar esta tática, é claro, mas ela não é a mais indicada para um blog profissional). Estou falando da indicação de produtos e serviços seus e de terceiros como afiliado. Afiliados são os “representantes de produtos digitais” e ganham uma comissão cada vez que efetuam uma venda através da sua indicação. Aqui no blog você não vê esses banners invasivos de publicidade, não é mesmo? Mas o artigo “Programe ou seja programado” me rendeu quase 200 dólares somente no dia da sua publicação. Simplesmente por eu ter indicado cursos de qualidade (eu conheço os instrutores e confio no trabalho deles) em um artigo onde eu falo sobre a importância de aprender a programar. O mesmo exemplo você pode ver em diferentes blogs que falam sobre viagens, saúde, ensino, literatura e quase todos os assuntos pois maioria das grandes empresas tem seu programa de afiliados. Da próxima vez em que você visitar seu site de vendas favorito, vá até o rodapé do site e procure por “afiliados”. Com certeza você vai encontrar!

#porque você vai poder medir a aceitação do seu trabalho, da sua ideia

Seth Godin diz:

“Não procure clientes para seu produto, encontre produtos para seus clientes.”

Começando a se relacionar com seu público você também vai precisar ficar atento às necessidades e interesses dele. Não adianta você criar um produto, um curso online perfeito se ninguém se interessar por ele. Ter um blog e publicar regularmente nele vai ajudar você a perceber quais são as dúvidas, as dificuldades e os interesses do seu público. Por isso, peça sempre a opinião dos seus leitores e esteja disponível para responder às duvidas deles. São exatamente essas dúvidas e dificuldades que vão direcionar você na criação de outros conteúdos, na criação de produtos e ofertas.

#porque com ele você vai conquistar leitores, seguidores, embaixadores e até amigos!

Meu primeiro blog, criado lá pelos 2009/2010 foi feito no blogger (risos) e falava sobre a vida na Alemanha. Ele era voltado para os brasileiros que estavam chegando por aqui e precisavam de mais informações. Através dele eu conheci a Ana Rita que estava estudando na Espanha e preparando as malas para vir para a Alemanha. Nos tornamos amigas no Facebook e tendo experiências e interesses muito parecidos, nos tornamos realmente amigas! No ano passado ela veio me visitar e foi uma alegria concretizar esta amizade. Registrei nosso encontro AQUI, veja!

Com meu blog atual e meus cursos também tenho encontrado muito mais do que alunos e clientes! Ele me traz parcerias, amizades e a alegria imensa de receber mensagens como esta por exemplo:

Bom, você deve ter notado que eu sou realmente uma grande adepta dos blogs e do marketing de conteúdo (sim, pois publicar conteúdo de valor é marketing e isso, isso se chama marketing de conteúdo!), não é mesmo?

Eu não sou uma especialista no assunto mas estou sempre procurando aprender mais sobre o assunto e uma das minhas grandes referências é a minha colegas Christiane Thiel, especialista no assunto. Tenho aprendido muito com ela através dos seus cursos.

Nos próximos dias eu vou publicar uma série de artigos para compartilhar com você o que eu tenho aprendido nessa minha vida de Professora Empreendedora Digital e blogueira, ok? Mas, que tal colocar a mão na massa e começar a criar seu blog?

Você pode começar criando seu site no WordPress de forma fácil e rápida com o que você vai aprender neste curso gratuito do Diego Davila

curso gratuito: como criar um blog no wordpress

  • Clique AQUI para se inscrever gratuitamente

Ou, você pode apostar na criação de sites e blogs profissionais no WordPress:

Curso de WordPress: como criar sites e blogs

  • Clique AQUI para saber mais sobre o curso!

Ou, participar do curso que me ensinou a criar este site + blog:

Wordpress: crie seu site

  • Clique AQUI para saber mais sobre o curso!

Você pode começar sozinho se quiser… mas comece! Este vai ser o seu melhor canal de comunicação com seu público!

Como falei, vou criar uma sequência de posts sobre o assunto… então, deixe suas perguntas aqui nos comentários para que eu possa tentar responder nos próximos posts, ok?

Conhece mais alguém precisando criar um site/ blog profissional para seu negócio?

Então, seja generoso e compartilhe: