Por que criar um grupo de alunos no Facebook?

Por que criar um grupo de alunos no Facebook? Vale a pena criar um grupo no Facebook para meus alunos? Se você também se pergunta, então, conheça as vantagens e decida você mesmo:

 

Vale a pena criar um grupo no Facebook para meus alunos de cursos online?

Para mim a resposta é sim e neste vídeo publicado no YouTube e mais em detalhes aqui neste post, eu vou mostrar para você como você vai criar um grupo fechado e exclusivo para seus alunos e é claro, como tirar o melhor proveito dessa estratégia para aumentar o engajamento dos seus alunos nos seus cursos, facilitar a aprendizagem, instigar a cooperação e gerar negócios.

Segundo George Siemens, o criador da teoria conectivista,

 

O conhecimento é um sistema de formação de conexões.

 

Desde os primórdios, os seres humanos criam redes de cooperação e de transmissão de conhecimento. Com a popularização da internet e o sucesso extraordinário das redes sociais, ficou ainda mais fácil nos organizarmos em rede (via grupos, comunidades, fóruns de discussão) e principalmente, ficou mais fácil alargarmos a nossa rede (sim, podemos facilmente nos conectar com pessoas do mundo inteiro, acessar bibliotecas, museus, pesquisas acadêmicas) o que é por si só uma uma grande vantagem para todos.

Sabendo de todas essas vantagens e que os alunos matriculados nos seus cursos estão necessariamente interessados nos mesmos temas, criar um grupo no Facebook (ou em qualquer outra rede) vai gerar um valor inestimável para eles e para você.

 

Vantagens para os alunos:

  • perguntas respondidas rapidamente: uma dúvida pontual pode ser rapidamente sanada dentro de uma comunidade virtual visto que a pergunta postada poderá ser respondida por qualquer membro do grupo. O aluno não precisa esperar pela resposta do professor (o que enriquece o aprendizado dos alunos em geral e diminui o trabalho do professor);
  • comunicação facilitada: não somente as dúvidas dos alunos serão sanadas mais facilmente mas, em um grupo ele poderá conhecer outros alunos, trocar experiências, materiais, informações e quiçá formar parcerias também na sua vida profissional;
  • criação de redes autênticas: aqui os alunos poderão fazer parcerias, amizades, dar e receber opiniões, analisar o trabalho do outro e poder assim, melhorar sua visão sobre o seu próprio trabalho.

Eu tenho um grupo somente para meus alunos (aberto para os alunos de todos os cursos mas exclusivo para os alunos). Para mim, o grupo é uma continuação de cada curso, uma maneira de aumentar o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, assim como uma possibilidade para cada um de continuar seu aprendizado, encontrar respostas e criar sua rede.

Eu sou adepta da teoria conectivista de ensino e então, a criação de um grupo para que os alunos possam se conhecer, interagir, se ajudar e formar redes autênticas de contados e de aprendizado, me parece evidente.

E, vejo com muito prazer que isso funciona sim! Morando na Alemanha e tendo alunos em 62 países diferentes, é impossível poder responder imediatamente as perguntas deles.

Com o fuso (por exemplo em relação ao Brasil: agora de 3 horas, mas normalmente de 5) e meu estilo de vida (não trabalho a noite: paro tudo geralmente às 19h no horário de Berlim que é justamente quando meus alunos brasileiros estão estudando) o grupo é simplesmente ótimo! Eles mesmos se ajudam, respondem perguntas, dão dicas… isso é muito bom e muito importante para eles mesmos como já expliquei quando falei das vantagens para os alunos de participar dos grupos.

Vantagens para os professores

Para os professores e instrutores de cursos online, as vantagens de criar grupos e comunidades para seus alunos são ainda mais significativas, pois além de ver seu trabalho facilitado pela colaboração entre os outros membros do grupo, você poderá:

  • fazer uma avaliação qualitativa da aprendizagem: sim, cada participação de um aluno, cada comentário e cada post é uma possibilidade de avaliar o desempenho dele;
  • avaliar o seu próprio trabalho: quais são os tipos de dúvidas postadas no grupo? Elas indicam uma falha no processo de ensino-aprendizagem (informações, fontes, materiais inapropriados) ou expressam a vontade dos alunos de continuar aprendendo?
  • avaliar a satisfação dos seus alunos: se a participação no grupo for opcional, tenha certeza de que somente os alunos interessados em continuar aprendendo com você pedirão para participar do grupo;
  • mapear seu público-alvo: sim, esses alunos que gostaram tanto do seu trabalho que querem continuar em contato com você, eles são seu o público-alvo! Entende-o! Ajude-o! Entendendo as dificuldades e as necessidades dos seus alunos você poderá continuar desenvolvendo seu trabalho de forma mais consciente e é claro, ampliar o alcance dos seus negócios.

 

E qual é a melhor maneira de criar e moderar seu grupo de alunos no Facebook?

Minha sugestão é que você crie um grupo “fechado” pois assim você poderá administrar mais facilmente a entrada de novos membros.

Eu gravei tenho um vídeo no YouTube mostrando o passo a passo para a criação de grupos no Facebook, clique para assistir:

 

Depois de ter criado seu grupo, é preciso convidar seus alunos para participar, certo?

Dentro da plataforma Udemy (plataforma que eu escolhi para hospedar meus cursos online), você pode fazer este convite de 3 formas simples:

  1. Incluir o convite e o link do grupo de alunos na mensagem de boas-vindas
  2. Incluir o convite e o link do grupo de alunos na aula de apresentação (você pode incluir o link nos materiais complementares como “link externo” ou até criar uma aula em forma de artigo para fazer o convite e incluir o link)
  3. Enviar um “anúncio educacional” convidando seus alunos para participar (se você já tem alunos, faça isso pois eles raramente vão voltar na aula de apresentação do seu curso).

Se você quiser, pode criar regras para o grupo: o que se pode compartilhar ou não e até moderar cada post individualmente (mostro isso no vídeo).

Eu autorizei meus alunos a publicar segundo a vontade e as necessidades deles. Como grande parte dos meus alunos são profissionais da educação eu ainda não vi a necessidade de moderar as postagens pois vejo muito respeito e muita seriedade entre os membros do grupo. Empreendendo ou não, todos estão ali para participar, colaborar e evoluir.

Como Professora-Empreendedora, eu não vejo problemas na divulgação de produtos, serviços nem do trabalho de cada um desde que o trabalho seja sério e confiável. Como já falei, a maioria dos membros do grupo são professores, profissionais da educação que estão dando seus primeiros passos na EAD, na criação dos seus cursos e dos seus negócios online…. se eles não puderem divulgar seus trabalhos e até pedir um feedback para os colegas que também estão ali, traçando o mesmo caminho, para quem eles vão fazer?

Eu acredito que o grupo seja sem dúvida o lugar mais indicado! Eu até procuro instigar a publicação e a divulgação do trabalho de cada um dos meus alunos… estamos ali para crescermos juntos. Eu quero continuar crescendo e quero que eles cresçam também!

E você? Já criou uma comunidade virtual para reunir seus alunos?

Qual é a sua experiência com os grupos? Deixe seu comentário e colabore com a discussão:

Compartilhe!