O que é Marketing Digital?

O marketing digital é “a bola da vez”. Dicas, estratégias, fórmulas infalíveis não param de aparecer. Mas afinal de contas, o que é marketing digital?

Para ajudar você que está entrando agora no mundo do empreendedorismo digital e ainda se sente um pouco perdido, estrou criando o Beabá do Marketing Digital. Aqui você vai conhecer um pouco melhor os termos e as estratégias mais comuns, sem promessas milagrosas, somente uma explicação para que você possa aplicar você mesmo de forma simples e efetiva.

Guia do marketing digital

Se você quiser receber dicas e conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital diretamente no seu e-mail, basta se inscrever gratuitamente aqui:

 

Mas, vamos ao que interessa neste post:

O que é Marketing Digital?

Segundo a Wikipedia:

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição electrónicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Em uma visão simplista, Marketing Digital é simplesmente uma maneira de provomer produtos e  serviços usando para isso os meios digitais (internet).

Agora pense: se o que você oferece é um produto digital (eBook, curso online, consultoria ou mentoria online) onde você deverá encontrar seu público-alvo? Online, certo?

Então, é preciso apostar no Marketing Digital sim!

Além disso, hoje em dia, esta é a maneira mais fácil e econômica de promover produtos e serviços. Posts nas redes sociais, vídeos e a criação de eventos online (webinars) são maneiras 100% gratuitas de promover seus produtos e serviços. Contudo, não basta criar um post anunciando um desconto de 50 nem de 100%. As pessoas clicam cada vez menos em anúncios de venda. O que as pessoas procuram na Internet é informação e não diretamente a compra.

Quer um exemplo?

Quando você está procurando um novo celular, o que você procura primeiro?

  • Informações sobre o produto, a marca;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Comparações com outros produtos do mesmo gênero;
  • Vídeos demonstrativos;

Certo? E tudo isso, você procura na Internet antes mesmo de pensar em passar em uma loja, não é mesmo?

E, se o lugar (site, blog, forum de discussão) onde você encontrou tanta informação importante para você indicar um lugar (online shop por exemplo) para você comprar o produto, você vai ao menos “dar uma olhadinha”, não vai?

Bom, mas digamos que agora você só está procurando mesmo e não está decido a comprar. Mas olha só, o mesmo lugar que reúne tanta informação importante que ajudou você a esclarecer tantas dúvidas, te avisa:

quer ser avisado das promoções? Deixe seu e-mail e avisamos para você!

Ou

Assine a nossa newsletter e receba X% de desconto para sua próxima compra!

Ou até:

Aprenda a fazer fotos incríveis com o aparellho (exatamente aquele que você estava procurando) neste mini-curso gratuito. Inscreva-se agora!

Este mini-curso, assim como este desconto é o que chamamos de “isca digital” (também chamado de recompensa digital). Aqui existe uma troca: o leitor (futuro consumidor, no Marketing Digital, chamado de lead) deixa seu e-mail (e entrará para sua lista de contatos) e recebe sua recompensa (desconto, mini-curso gratuito, vídeo, eBook e tantas outras coisas que vemos por aí).

A partir deste momento, da troca do e-mail por uma recompensa digital, você (empreendedor) tem uma certeza: esta pessoa que deixou seu e-mail (lead) tem sim interesse em saber mais sobre você, sua empresa, seus produtos e serviços.

Então, é a hora de começar um relacionamento com esta pessoa, certo? Este relacionamento será feito também em formato eletrônico, por meio de e-mail e também das redes sociais.

Aqui no blog eu decidi usar o velho formato de newsletter. Falei das minhas razões para isso nesse post:

 

newsletter

 

Eu envio uma newsletter semanal (aos domingos) para todos os meus contatos. Nela conto as novidades, falo dos conteúdos publicados no blog durante a semana, mas também envio conteúdo de outras pessoas que achei interessantes e de utilidade para todos.

Se você quiser assinar minha newsletter e receber meus e-mails dominicais basta deixar seu e-mail aqui na barra lateral do blog.

Guia do marketing digital

Se você quiser receber dicas e conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital diretamente no seu e-mail, basta se inscrever gratuitamente aqui:

 

Assim você receberá um e-mail avisando sempre que um conteúdo novo estiver disponível e também meu e-mail dominical.

Bom no próximo post vou falar sobre algumas ferramentas de e-mail marketing e se você se inscreveu, já vai receber diretamente no seu e-mail.

Mas antes de terminar este post, gostaria de deixar uma dica importante para você:

Se você quer aprender a usar o marketing digital a seu favor, você precisa também ver o que as outras pessoas estão fazendo e desenvolver um senso crítico. Então,  sempre que receber um novo e-mail você deve se perguntar:

  • você gosta da maneira como esta ou aquela empresa/infoprodutor desenvolve suas campanhas de e-mail marketing?
  • você (como leitor) gostar de receber e ler estes e-mails?
  • você executa as ações (cliques, compartilhamentos, etc) sugeridas no e-mail?
  • compraria um produto, contrataria um serviço oferecido nos e-mails?

Compreender suas próprias ações frente às campanhas de marketing digital de seus parceiros, mentores e até da sua concorrência ajuda e muito na hora de montar suas próprias campanhas. Eu por exemplo, tenho meus motivos para ter voltado a usar a boa e velha newsletter.

Comece agora a refletir! Deixe seu e-mail para receber as atualizações do Beabá do Marketing Digital e veja como eu me comunico com meus leitores. Com certeza não será a melhor campanha de e-mail marketing que você vai encontrar no mercado, mas é uma maneira (a minha e eu espero que ela ajude você a encontrar a sua!). Leia sempre os e-mails e sempre que quiser, puder ou tiver perguntas, críticas, comentários e sugestões, basta clicar em “responder” e escrever diretamente para mim, ok?

Conhece mais alguém precisando aprender o Beabá do Marketing Digital? Então compartilhe: