O mercado digital está mudando: mude você também!

Quando eu entrei no mercado digital brasileiro em 2015 eu, como muitas outras pessoas, me encantei com os primeiros lançamentos que vi: congressos online 100% gratuitos, workshops, vídeos fantásticos e promessas de sucesso! Agora, o mercado digital está mudando e é preciso que você mude também!

Eu que vinda do mercado alemão e que desde 2011 trabalhava na educação a distância fiquei encantada com as possibilidades que encontrei para empreender ensinando online.

É preciso dizer que em 2011 quando eu comecei a ensinar online, eu fazia parte de uma equipe internacional baseada em diferentes países europeus. Era contratada para desenvolver esse projeto e não a professora empreendedora que sou hoje.

Como contei na página sobre mim, nosso projeto de ensino a distância tinha o objetivo de ensinar os clientes de uma empresa a usar um software gratuito para a criação de livros de fotos. Nossas aulas eram em forma de webinários ao vivo e de vídeos. E, nossa única preocupação verdadeira era ensinar a usar o software, mesmo que nosso objetivo fosse aumentar as vendas da empresa. Nossas únicas estratégias de vendas eram:

  • Ensinar verdadeiramente como usar este software para criar o mais lindo livro de fotos possível;
  • Oferecer um cupom de 20% de desconto para incentivar a criação do livro de fotos.

Um dos meus colegas (chefe do departamento de vendas para a França) sempre dizia que: “nossa melhor propaganda é o nosso produto”.

E era! Quem cria um livro de fotos lindo e de alta qualidade (como é o caso do produto em questão) tem prazer em mostrar para outras pessoas e principalmente: não se aventura a proucrar outros produtos.

Por isso, nossos cursos tinham (tem! Pois eu saí da equipe mas eles continuam acontecendo…) tanto valor.

Quando eu comecei a empreender online, trouxe comigo o ditado do meu colega francês e quis, desde o início, centrar meus esforços na criação de produtos de alta qualidade para que eles pudessem ser meu melhor “cartão de visitas”.

Mas, como você sabe muito bem, somente criar um produto de alta qualidade não é garantia de sucesso. É preciso sim investir em marketing e nas vendas.

Se antes eu contava com uma equipe de marketing e vendas, ao decidir empreender online eu estava sozinha e precisava sim aprender como vender online.

Por isso, recorri aos grandes players do mercado brasileiro para ver o que eles estavam fazendo e como eu poderia me encaixar neste mercado. Vi rapidamente que eles seguiam o modelo americano (alienígena para mim) e que eu provavelmente nunca me adaptaria a este modelo.

 

Convencer alguém de que ele tem um problema, usar das mais fortes armas da PLN (Programação Neurolinguística) e depois oferecer uma solução (para um problema que eu mesma criei e coloquei na cabeça das pessoas) por um preço que ele não pode pagar? Não, não, isso não é para mim!

 

Estudei demais para fazer esse tipo de coisa! Além do que, eu tenho se eu tenho alguns valores muito bem determinados na minha vida privada por que não aplicá-los ao meu negócio?

Se eu mesma me sinto enganada (e até ofendida, confesso!) com esse tipo de estratégia, por que eu deveria submeter meus clientes, alunos e futuros alunos a passar por isso?

Hoje assisti o Workshop Prático da Academia de Cursos Online e tive a felicidade de saber que o mercado americano já está mudando (o que não vai demorar a chegar no Brasil e se espalhar pelo mundo!).

Fato é: o mercado do ensino a distância não vai parar de crescer!

Nossa entrada na era digital não tem mais volta e o mercado do ensino a distância está apenas engatinhando. Pode-se sim ensinar o que se quiser online: tem espaço e tem mercado para qualquer assunto! Mas, vai ser preciso saber ensinar online!

Depois do grande boom dos infoprodutos (onde qualquer um publica o que quer e do jeito que bem entende) e das fórmulas de lançamento carregadas de promessas impossíveis e de gatilhos mentais as pessoas estão cansadas de ouvir o mesmo blá-blá-blá! Ou você ainda não se cansou das headlines “matadoras”? Do tipo “guia definitivo”, “segredo revelado”, e esse tipo de coisa?

Não? Então feche esta página e vá se deixar enganar por algum guru do marketing digital em outro canto!

Mas, se você já se cansou disso, então, pense comigo:

Autoridade = Credibilidade

Uma das primeiras coisas que você ouve quando está entrando no mercado digital é sobre a necessidade de se tornar uma “autoridade” no seu meio. A estratégia parece simples: você está em todas as mídias sociais ao mesmo tempo distribuindo gratuitamente suas melhores dicas, seus melhores “insights”, seu melhor conteúdo para atrair novos seguidores. É válido? É! Você precisa mostrar que sabe do que está falando, precisa se tornar conhecido do seu público, ajudá-lo, engajá-lo e conquistá-lo para que ele tenha a confiança de efetuar a compra.

Mas, se o seu “melhor conteúdo”, se todos os seus esforços forem somente para atrair novos clientes e alunos você vai perder a sua credibilidade. Sim, você atrai e encanta as pessoas com promessas que você não vai poder cumprir e acha que ninguém vai notar? Elas vão notar sim!

Promessa é dívida!

As vezes tenho a impressão de que ditado entrou de desuso mas, para quem pretende criar um negócio sustentável ele precisa estar gravado e muito claro em tudo o que você faz.

As pessoas que clicam no botão de “comprar agora” acreditaram na sua promessa, na sua proposta e então, você está em dívida com esta pessoa. E só existe um meio de pagar esta dívida: cumprindo sua promessa! De preferência até, superando as expectativas criadas pelas suas promessas.

Ahh, mas você aprendeu a criar a “oferta perfeita” no vídeo no youtube postado por aquele tal guru milionário do marketing digital e segue todos os passos de olhos fechados?

Tudo bem… mas que tal criar sua “oferta perfeita” baseada em verdades e na realidade do seu produto?

Eu vejo diariamente gente nova aparecendo nesse mercado, gente criando conteúdo digital (blogs, vídeos, eBooks, cursos online) repetindo o que já foi dito milhões de vezes, com o mesmo discurso pobre de verdades simplesmente porque essas pessoas não sabem do que estão falando!

Quantas vezes por dia você encontra anúncios, vídeos, artigos e todo material possível querendo te ensinar a “viver melhor”, “viver fazendo o que você ama” e todo tipo de apelação para que você compre este ou aquele produto que vai ensinar a criar seu negócio online (altamente lucrativo?).

  • Você sabia que grande parte dessas pessoas está entrando agora no mercado digital e nem se quer vive do seu próprio negócio online?
  • Você sabia que grande parte parte dessas pessoas que querem “ajudar” a mudar a sua vida para que você possa “viver fazendo o que você ama” não vive fazendo o que ama?
  • Você sabia que para alcançar os tão sonhados milhões no seu primeiro lançamento digital (nos moldes dos ‘grandes gurus” você vai precisar investir quase a mesma quantia mesmo sem garantia de retorno?
  • Você sabia que as taxas de pedido de reembolso nesses lançamento milionários são altíssimas?

Isso tudo acontece (entre outras razões, é claro!) porque as pessoas esquecem que para ensinar online é preciso saber ensinar online!

Criar um curso online não é somente criar uma campanha de marketing e uma sequência de vídeos! Esses dois elementos são importantes sim, mas se você quer empreender ensinando online, você precisa ir além! Você precisa aprender a criar cursos online que promovam uma verdadeira experiência de aprendizagem: você precisa saber como as pessoas aprendem online para poder ensinar online. E não tem outro jeito, você precisa aprender sobre didática de EaD, você precisa aprender a gravar e editar vídeos, você precisa saber criar material didático multimídia e você precisa começar a pensar como um Professor Empreendedor. Ou seja, você precisa reúnir o empreendedor ao professor que há ou deve nascer em você!

É exatamente isso que eu tento fazer no meu curso “como criar um curso online”: mostrar como um curso online é construido respeitando suas principais características: planejamento, didática, marketing, vendas e execução, ou seja o processo de aprendizagem e de realcionamento com seus alunos. Na criação de um curso online, um elemento não pode estar separado do outro! Caso contrário, você estará perdendo seu tempo tentando criar seus próprios cursos online.

Esta semana (primeira semana de maio de 2017) entraremos na fase final do nosso curso onde falaremos justamente da criação da oferta: juntos, criaremos a proposta de vendas para seu curso online. Se você quer aprender a criar seu curso online conosco, basta se inscrever! As aulas já começaram, mas você está livre para começar quando quiser: as inscrições estão sempre abertas e o acesso ao curso é vitalício (você realmente estuda onde e quando quiser!). Assista as aulas disponíveis para visualização gratuita e estude o programa do curso com atenção para ver se ele realmente é para você, ok?

>> conhecer o curso “como criar um curso online”.

Fique a vontade para me escrever e perguntar o que você quiser saber sobre o curso, ok? Mesmo que você tenha garantia total de satisfação de 30 dias, prefiro que você se matricule somente quando e se estiver preparado para isso!

Até porque existem muitos outros cursos ensinando a criar cursos online, cursos que talvez possam se adaptar até melhor as suas necessidades. Alguns deles eu mesma fiz e convido você a conhecer também:

Fundamentos do Design Instrucional: noções importantíssimas para quem está começando nessa jornada

>> clique para conhecer o curso!

Criando Cursos Online: Aprenda a criar seus cursos online e a transformar a vida das pessoas. Curso abrangente criado por um verdadeiro apaixonado pela possibilidade de ensinar online! Marcos Castro já tem (em um pouco mais de 1 ano) 34 cursos publicados e já conseguiu reunir mais de 15 mil alunos em 85 países! Vale conhecer:

>> clique para conhecer o curso!

Criar Curso – Seu Primeiro Curso no Ar! Aprenda como planejar, produzir, publicar, divulgar e vender seu curso on-line. Curso para iniciantes que precisam de orientações simples para dar seus primeiros passos na criação dos seus cursos online:

>> clique para conhecer o curso!

Como Criar Seu Curso Na Udemy : O melhor guia para criar o seu próprio curso Udemy, do início ao fim! Curso criado por Diego Davila, um dos instrutores de sucesso da Udemy (mais de 51 mil alunos). Um curso prático, útil para quem quer publicar seus cursos na Udemy e gratuito:

>> clique para conhecer o curso!

Como Criar e Publicar Seu Curso: Aprenda todas as técnicas e segredos para se tornar um instrutor de sucesso! Também gratuito, este curso foi criado pela comunidade de instrutores Udemy para orientar os novos instrutores:

>> clique para conhecer o curso!

Mas é claro, você não precisa ensinar online para empreender online! Existem muitas outras maneiras de criar um negócio digital. Contudo, mais uma vez: se você quer ensinar online, então saiba como isso funciona, ok?

Ps. Você pode participar do Workshop da Academia de Cursos Online gratuitamente enquanto ele estiver no ar, basta clicar AQUI.