NADA dá errado para quem faz tudo certo!

Olá! Aqui é a Leila! Tudo bem com você? Já é domingo de novo (nossa!! E na semana que vem já é setembro e depois já é natal!!) o tempo voa mesmo! Mas, NADA dá errado para quem faz tudo certo! E o que você anda fazendo de certo?

O ano de 2017 está entrando na sua reta final e é hora de começar a fazer um balanço do ano… balanço, já? Sim! Agora mesmo! Se você começar agora a rever suas metas, analisar os resultados alcançados e os que ainda não foram alcançados ainda vai ter tempo de “arrumar a rota” e recuperar o tempo perdido. Se você fizer isso somente no dia 31.12 o ano estará perdido!

No dia 03 de janeiro deste ano eu publiquei o post “2017 planejamento e boas resoluções”  inspirada em um e-mail do meu colega Kleber Donady e acho que é tempo de reler este post (o que eu acabei de fazer).

É normal que no final do mês de agosto muita coisa tenha mudado, que tenhamos mudado de planos, que tenhamos evoluido, conseguido alcançar algumas metas e com isso, talvez tenhamos até refeito nosso planejamento.

Contudo, é preciso sim, reavaliar nossos projetos agora mesmo!

O que deu certo precisa continuar evoluindo: eu por exemplo estou atualizando meus cursos na Udemy. Os cursos que “deram certo” precisam continuar evoluindo, certo?

O que não funcionou precisa ser reavaliado para ser refeito ou simplesmente riscado do seu programa. Algumas vezes, por mais doído que seja, precisamos sim riscar projetos do nosso plano assim como precisamos podar as plantas para que elas possam (re)viver. É assim com tudo na nossa vida, inclusive com as pessoas que nos acompanham e nos influenciam.

E aquela ideia que não saiu do papel? Setembro nem começou e se você parar de procrastinar e colocar a mão na massa, ainda tem tempo de tirá-la da gaveta!

Então, pare de procrastinar! Esta é a hora de começar se você quiser poder celebrar mais uma conquista no dia 31.12!!!

Se você sofre do mal da procrastinação, clique AQUI para eliminá-lo de vez!

Dito isso, vejamos as novidades da semana, ok?

Na coluna #VidadeInstrutor eu falei sobre a nova matrix de preços da Udemy onde o valor mínimo passou de 25 para 20 Reais. Alegria geral entre os alunos (até o dia 31.08 milhares de cursos online de altíssima qualidade estão sendo “vendidos” por 20 Reais!) mas, preocupação geral entre os instrutores… vale a pena participar dessas promoções e oferecer o suor do seu trabalho por esse preço? Foi esta a reflexão da semana! Clique AQUI para continuar lendo e participar da discussão!

No blog, eu criei uma nova categoria que se chama Cursos&Cursos onde pretendo, toda quarta-feira publicar um seleção de cursos online nas mais diferentes áreas de conhecimento que vão nos ajudar a ir além nos nossos projetos! Sim, pois um empreendedor não pode ficar preso a uma única área de atuação! Ele precisa sim, ao menos saber, o que está acontecendo ao seu redor!

Por exemplo, você sabia que a indústria dos games já é tão importante quanto a cinematográfica?

Falei sobre isso neste post onde recomendo 11 cursos para quem quer entrar neste mercado, criar seu próprio game, descobrir novas fontes de renda ou somente um mundo novo, “um mundo à parte” como bem lembrou uma das minhas alunas que já atuou neste mercado. Se você é professor, lembre-se também da importância que a gamificação tem ganhado na nossa era… que tal criar um game para ou com seus alunos? 5 dos cursos dessas lista são gratuitos e os outros estão na promoção maluca da Udemy por apenas 20 Reais. Clique para ler o post e saber mais sobre o assunto:

Outros posts dessa categoria que também vão ajudar você a descobrir outros mundos:

E, meu minicurso gratuito Empreender Ensinando Online já alcançando a marca dos 100 alunos inscritos e continua com nota máxima na avaliação geral (o que me deixa muito feliz, é claro!). Se você ainda não se inscreveu para participar, basta clicar AQUI!

Bom, acho que as novidades estão todas aqui!

Mas, eu não poderia terminar este post sem homenagear quem me ensinou o significado da frase “ nada dá errado para quem faz tudo certo”. Desconheço o autor desta frase, mas lembro tê-la encontrado entre os escritos do Prof. Dario Pagel que foi meu professor durante a graduação na UFSC. Ele, não somente por ter anotado esta frase, mas com sua postura, suas ações e seus ensinamentos, me motivou a querer sempre fazer tudo certo! É claro que fazer sempre tudo certo é uma missão quase que impossível… mas, ter a consciência de que se algo deu errado foi porque eu mesma cometi um erro, me permite reconhecer o erro, analisar as possidibilidades e reformular meus projetos!

Foi ele também que me fez ter visão menos romântica da minha profissão “professora de francês” e abriu nossos olhos para as muitas possibilidades que uma faculdade de Letras assim como o conhecimento de um outro idioma nos traz.

Da última vez que nos falamos (por telefone, em Paris) ele se mostrou todo orgulhoso (professor nunca deixa de “avaliar” seus alunos) de ver que meu francês era livre de sotaque (especialista em fonética, já viu, neh?)… e eu, fiquei toda feliz em ouvir um reconhecimento do meu professor, é claro!

Tive a felicidade de encontrar verdadeiros mestres no meu caminho e tento passar ao menos um pouco do que aprendi com eles para meus próprios alunos e leitores!

Merci Dario!

Bom, acho que esta foto da minha formatura em 1999 mostra bem que eu não fui a única a ser grata pelos ensinamentos do mestre!

(aqui estamos todas “fazendo biquinho” característica de quem fala francês, certo? Foi uma brincadeira para não esquecermos as horas que passamos no laboratório de fonética aprendendo a pronunciar corretamente o “u” francês)

E você? Também teve a felicidade de encontrar grandes mestres no seu caminho? Deixe um comentário e compartilhe conosco o que você aprendeu e que traz consigo todos os dias!

Abraço, bom domingo e uma semana muito produtiva para todos,

Leila

  • Elaine de Oliveira

    Eu tive sim a sorte de encontrar grandes mestres em meu caminho, e uma delas se chama Leila Adriano Ostoyke. Aprendendo muito com você minha querida:-) adorei o texto!

    • Elaine querida! Te contar entre meus alunos, leitores e até amigos (acho que já posso até te chamar de amiga, não?) é uma satisfação enorme! Muito obrigada pela tua confiança e pelo companheirismo de sempre!

      • Elaine de Oliveira

        Pode chamar de amiga sim Leila:-) Satisfação para mim também querida, obrigada por tudo, bjs!!