MILA: uma nova perspectiva para mães estrangeiras na Alemanha.

Você é mãe, estrangeira, vive na Alemanha e está procurando uma forma de se integrar por aqui e integrar o mercado de trabalho? Então, você precisa conhecer o Projeto MILA!

MILA: uma nova perspectiva para mães estrangeiras na Alemanha.

MILA (Migration Integration Leben und Arbeiten) é um projeto realizado pela Neue Arbeit Lahr GmbH e foi idealizado para facilitar a integração de mães estrangeiras aqui na Alemanha. Desde março de 2017 eu assumi a coordenação do projeto, o que é uma verdadeira honra para mim.

Para saber um pouco mais sobre a Neue Arbeit Lahr, você pode acessar diretamente o site da empresa: http://www.neuearbeitlahr.de ou assistir este documentário realizado pela Hochschule Offenburg (Fakultät Medien und Informationswesen) sobre os projetos sociais desenvolvidos pela empresa:

Nosso objetivo principal no Projeto MILA é o empoderamento de mães migrantes e fazemos isso em uma espécie de mentoria de “estrangeira para estrangeira”.

Eu, como brasileira morando desde 2005 aqui na Alemanha, sei bem como é difícil aprender a língua de Goethe, compreender ( e as vezes até aceitar) as diferenças culturais e principalmente, conseguir seu “lugar ao sol” quando se deixa tudo no país natal para começar uma vida nova em outro país.

As dificuldades são muitas e por isso, o que queremos é quebrar barreiras:

  • linguística: pois juntas vamos melhorar nossos conhecimentos de alemão;
  • cultural: pois realizamos diversas atividades internas (aulas, seminários, trabalhos em grupo) e externas (passeios, visitas à exposições, cidades, museus, feiras, etc.)
  • profissional: pois orientamos as mães que querem/precisam de uma formação profissional aqui na Alemanha (processo de validação de diplomas, Praktikum, Ausbildung, Studium, etc)
  • volta ao mercado de trabalho: juntas (eu e você mãe) vamos procurar o emprego perfeito para você, onde você vai poder conciliar vida profissional e familiar, vamos então também enviar “Bewerbungen” e vamos nos preparar para sua entrevista!

(Roza Darwich, mãe iraquiana, assinando seu contrato de trabalho em julho de 2017)

Como tudo acontece?

Todas as segundas e quintas-feiras nós nos encontramos em grupo (das 9 às 12h): aqui, treinamos o alemão, conhecemos mais sobre a cultura e a sociedade alemã, e claro, mais sobre nós mesmas!

As terças e quartas (entre 9 e 12h) são reservadas para o nosso processo de coaching individual. Cada participante do projeto tem direito à 1 hora de coaching individual somente para ela! Aqui, eu e você vamos descobrir o que você quer e pode fazer para encontrar seu “lugar ao sol” aqui na Alemanha. O caminho não é uma linha reta (e eu, sei bem disso!) mas nós acharemos com certeza um caminho!

Desde que eu assumi o Projeto MILA, em março de 2017, eu acompanhei 10 mães, sendo que 4 delas já assinaram seu contrato de trabalho e a 5ª mãe acabou de encontrar uma formação profissional que vai lhe abrir muitas portas aqui na Alemanha!

E esse é o objetivo do Projeto MILA: abrir portas!

Quem pode participar do Projeto MILA?

Toda e qualquer mãe de origem estrangeira morando legalmente na Alemanha. Mesmo as mães que possuem um passaporte alemão podem participar.

Como se inscrever?

Para participar do Projeto MILA você precisa primeiro entrar em contato direto comigo por E-Mail ou por telefone (todos os meus contatos e também mais informações sobre o projeto em alemão você encontra AQUI) e marcar sua entrevista. Nessa entrevista nós vamos conversar melhor sobre o projeto e sobre suas motivações para participar.

Quanto custa?

A participação é gratuita para todas as mães e aquelas que recebem ajuda social podem ainda receber ajudas de custo para locomoção, atividades e formação.

Onde?

As mães do Projeto MILA de encontram em Lahr Schwarzwald:

Projeto Mila

E você pode entrar em contato comigo diretamente por e-mail e marcar uma entrevista.

Se você mora na região de Ortenau (Offenburg, Freiburg) vai ser um prazer enorme conhecer você a ajudá-la a conquistar a Alemanha!!

Convide suas amigas mães estrangeiras, suas colegas do curso de alemão! Até o final de 2018 ainda poderemos ajudar 39 mães! E isso, é o que eu mais quero fazer até lá!

(Eu e algumas mães do Projeto MILA visitando da exposição fotográfica “Das gehört zu mir” em agosto de 2017.)

Pois ver essa felicidade e esse brilho nos olhos de mulheres encontrando o seu espaço em um país estrangeiro não tem preço! (Eu mesma demorei bastante para que meus olhos voltassem a brilhar aqui na Alemanha e por isso faço do Projeto MILA meu melhor projeto!).

Para saber um pouco mais sobre mim e minha trajetória, basta clicar AQUI.