Equipamentos para videoaulas: o que você precisa para começar?

Equipamentos para videoaulas: o que você precisa para começar? Você também quer criar vídeos, videoaulas, cursos online e não sabe quais são os equipamentos necessários? Neste post com vídeo eu mostro para você tudo o que precisa para começar a criar seus vídeos e até cursos inteiros sem precisar investir quase nada. Conheça meus equipamentos para videoaulas e faça um tour virtual pelo meu escritório novo:

Equipamentos para videoaulas

Equipamentos para videoaulas: o que você precisa para começar?

Todos os dias eu recebo mensagens de pessoas querendo criar seus próprios cursos online, querendo começar a gravar seus vídeos e as dúvidas são sempre as mesmas:

  • por onde começar?
  • qual equipamento comprar?
  • qual câmera?
  • qual microfone?
  • qual software de edição de vídeos?

E claro:

  • como criar roteiro para videoaulas?

Bom, eu sou adepta da facilidade, do faça o seu melhor com o que você já tem e faça de tudo para melhorar sempre!

 

Como criar roteiros para videoaulas?

Isso é exatamente o que eu explico neste vídeo no YouTube (clique na imagem para assistir)

roteiro para videoaulas

 

Como criar vídeos com poucos recursos?

Como criar vídeos de forma simples e descomplicada usando somente ferramentas gratuitas é o que eu ensino no curso Vídeos sem Mistérios. Clique AQUI para conhecer o curso e assistir as aulas gratuitas.

Eu sempre falo sobre a necessidade de se concentrar na qualidade do conteúdo a ser ministrado nas videoaulas mais do que nos equipamentos de áudio de vídeo. E, mesmo que a qualidade audiovisual tenha um papel importante no ensino a distância, o conteúdo ainda deve estar em primeiro lugar!

Por outro lado, vídeos com problemas de imagem e de áudio desmotivam os alunos, descredibilizam o trabalho do instrutor e claro, atrapalham o processo de ensino-aprendizagem (e consequentemente, as vendas dos seus cursos!)

Sendo assim, alguns cuidados precisam ser tomados antes de começar as gravações dos seus vídeos. Cenário, equipamentos e muito mais eu abordo neste vídeo onde você vai poder também, fazer um tour virtual no meu novo escritório:

Equipamentos para videoaulas: meu setup completo

Equipamentos para videoaulas: o que eu uso e remendo

Câmeras:

  • Webcam HD Microsoft
  • Smartphone Samsung S8+

Microfones:

  • Headset Logitech
  • Microfone de lapela: Maono Lavalier Michophone 7 Basic
  • Microfone de mesa: Snowball Ice

Programas de edição:

Edição de áudio: Audacity

Edição de vídeo:

Movie Maker (gratuito mas disponível somente até o Windwons 10)

Movavi Suite: pago, mas completo e o preço é acessível se considerarmos as possibilidades oferecidas (imagem abertura). Versão gratuita para testes AQUI

Cursos:

Dicas para novos instrutores Udemy (onde você encontrará muitas dicas úteis para a criação dos seus cursos, inclusive, para o uso do Audacity)

Como criar e editar videoaulas com o Movavi Vídeo Suite

Curso do professor Carlos com quem eu aprendi a editar meus vídeos no Movavi Vídeo Suite. Clique AQUI para conhecer o curso.

Vídeos sem Mistérios

Meu curso sobre a criação de vídeos sem complicações (no curso eu mostro como eu criei a maioria dos meus vídeos e dos meus cursos online) Clique AQUI para conhecer o curso.

Mas é claro, existem centenas de modelos de microfones, de câmeras, softwares de edição assim como muitos outros cursos ensinando como a criar vídeos e videoaulas… muitos deles, muito melhores dos que os usados e indicados por mim.

  • Encontre muitas outras maneiras de criar seus vídeos AQUI.

Como eu bem falei no vídeo, eu gosto de simplificar e de usar o que eu tenho à minha disposição… por isso, assim como meus vídeos, meu escritório e meu equipamento também é muito simples!

E você? O que você já investiu em equipamentos para a criação dos seus vídeos e cursos online? Qual equipamento poderia nos sugerir?

Deixe seu comentário e participe da discussão!

 

Conhece mais alguém que quer criar vídeos e até cursos online mas não sabe por onde começar?

Então, seja generoso e compartilhe:

Compartilhe!