Como escolher a plataforma EaD para hospedar seus cursos online?

Quando estamos nos preparando para publicar nosso primeiro curso online, ou até mesmo depois de já ter publicado alguns cursos, sempre nos deparamos com a pergunta: qual a melhor plataforma EaD? Eu não tenho, de jeito nenhum uma resposta exata. Até porque não acredito que exista uma plataforma EaD perfeita. Existe aquela que se adapta às necessidades de cada curso, de cada instrutor e de cada aluno. Então, a pergunta correta é como escolher a plataforma EaD para hospedar seus cursos online? E é esta pergunta que nós vamos tentar responder aqui neste post!

 

Como escolher a plataforma EaD para hospedar seus cursos online?

Com o crescimento da popularidade do ensino a distância, vemos também o crescimento da oferta não somente de cursos, mas também de plataformas EaD. Se você, assim como meus alunos do curso Como criar um curso online está se perguntando, qual é a melhor opção para você e seus cursos, garanto que essas dicas vão poder ajudar!

Saiba o que você precisa ter para promover uma verdadeira experiência de ensino-aprendizagem online

A primeira coisa a se perguntar é: o que EU como instrutor preciso para realizar meu curso online?

Um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) moderno e intuitivo: para que um curso online seja instrutivo e interativo é preciso que ele permita a comunicação entre alunos e instrutores. Para isso, um fórum de discussão assim como um sistema eficiente de mensagem instatâneas é indispensável.

A plataforma também precisa ser intuitiva para que os alunos possam facilmente navegar de uma aula para outra, de um conteúdo para outro.

Também é preciso poder diversificar as aulas e as atividades, ou seja, a plataforma EaD precisa oferecer uma infraestrutura completa para hospedagem de vídeos, textos, materiais complementares (links para videoaulas e leituras externas, material para download) e também a possibilidade de criação de atividades práticas como testes e questionários.

Escolha seu modelo de negócios

Depois também é preciso que você tenha muito claro qual será seu modelo de negócio na educação a distância, pois ele ajudará você (e muito) nessa escolha.

Se a criação de cursos online é para você uma fonte de renda, então você é um Professor Empreendedor Digital. E, se você é um empreendedor, precisa sim escolher um modelo de negócios!

No ensino a distância, existem basicamente 2 modelos:

O marketplace: como é o caso da Udemy e do Coursera, por exemplo. Em um marketplace seus cursos ficam em uma “vitrine” e podem receber alunos de diferentes países pois, como no caso da Udemy, estas empresas estão representadas nos quatro cantos do mundo.

A vantagem é que você pode começar com poucos recursos (seu conhecimento e seu conteúdo formatado em um curso online) pois existe uma estrutura maior que oferece para você um sistema completo de hospedagem e comercialização dos seus cursos.

Este modelo funciona num sistema de economica colaborativa onde cada uma das partes colabora entre si (criação de conteúdo, hospedagem, comercialização) e divide também a renda. Cada plataforma tem suas próprias regras para publicação de conteúdo e divisão da renda, eu gosto muito do sistema oferecido pela Udemy, como já falei no post Por que eu escolhi da Udemy.

O modelo marktplace é ideal para quem está começando e quer se concentrar na criação de cursos sem se preocupar com a parte técnica e financeira. Mas pode não se o modelo ideal para quem já tem uma estrutura, conhecimento técnico (programação), que tem um orçamento considerável e/ou se sente à vontade para criar suas próprias campanhas de marketing. Para essas pessoas, o ideal é a criação da sua própria plataforma de cursos online e ser o “dono” do seu negócio.

Plataforma personalizada: aqui você é o “único” dono do seu negócio, escreve suas próprias regras mas também investe sozinho na infraestrutura, na segurança e também na divulgação dos seus cursos. Esta é sem dúvida a boa escolha para quem quer ter o controle absoluto sobre seu negócio. Aqui você poderá direcionar mais facilmente seu público-alvo, criar e controlar mais facilmente suas próprias campanhas, o preço e as promoções que serão feitas durante o ano. Mas como já falei, você precisará também investir alto na criação, na manutenção e na divulgação da sua plataforma de cursos online.

Eu não vou listar aqui as plataformas EaD mais populares no mercado, uma simples busca no Google vai trazer diferentes opções para você. Contudo, pense nesses dois pontos que correspondem às necessidades como instrutor e empreendedor digital: o Ambiente Virtual de Aprendizagem e o modelo de negócios a ser adotado.

Veja o que você precisa ter, o que você pode criar e manter com seus próprios conhecimentos e claro, o quanto você pode investir para fazer seu negócio acontecer.

Além desses dois pontos essenciais é preciso que você atente também para as seguintes questões:

Segurança da plataforma:

Seu aluno precisa se sentir seguro para poder efetuar sua inscrição e você de que seu conteúdo não será pirateado.

Acessibilidade móvel:

Com a popularidade dos aparelhos móveis (smartphones, tablets) é impressindível que a sua plataforma EaD seja também adaptável (e que funcione perfeitamente) neste modelo.

Infraestrutura completa de vídeos:

Prefira uma plataforma que ofereça a possibilidade de hospedagem dos seus vídeos, caso contrário, você precisará contratar um outro serviço e hospedagem ou deixar seus vídeos no youtube.

E claro, leia com atenção as condições de uso!

Confira com atenção o que é proposto e o que é proíbido para o uso do serviço a ser contratado para evitar problemas. Meu conselho é sempre o de procurar um serviço que ofereça um teste gratuito: aproveite o período de testes para conhecer a fundo a plataforma! Assim você poderá julgá-la com mais propriedade. Também é interessante escolher um serviço com garantia de satisfação, do qual você poderá se liberar facilmente caso você perceba que ele não é o ideal para você.

Se você já usa uma plataforma EaD e está contente com ela, conte para a gente! Basta deixar seu comentário aqui abaixo!

Se você está no meio acadêmico e quer saber mais sobre o assunto, leia a Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem publicado pela ABED (Associação brasileiria de ensino a distância) disponível AQUI.

Quer aprender a criar seu curso online? Então, clique para começar:

Como criar um curso online?

Compartilhe!
  • Oi Bea! Eu acho o Moodle muito complicado para falar a verdade 🙂
    A Hotmart pode ser uma boa opção já que além de oferecer uma área de membros para hospedagem dos cursos ainda podes encontrar e escolher os afiliados com quem vais trabalhar. Te aconselho estudar com carinho a Eduzz também que oferece as mesmas condições mas com um serviço muito mais organizado e prestativo!