Como criar um hangout: o passo a passo ilustrado

Hangouts Como Funciona? E Como Fazer um Hangout? Hangout On Air é uma ferramenta gratuita do Google que permite a transmissão online e ao vivo de todo tipo de evento.

Muito popular, por ser eficiente e gratuita esta ferramenta ganha cada dia mais espaço nas nossas vidas.
Para você que quer investir na criação de webinários para aumentar a visibilidade dos seus negócios utilizando uma ferramenta de conferências online 100% gratuita, criei um passo a passo na esperança de facilitar sua vida.
Mas, antes de começar, gostaria que você pensasse na seguinte frase:

Webinário não é Hangout!

Webinários são seminários, conferências, palestras e ou seminários de vendas transmitidos via internet.

Hangout é uma ferramenta gratuita que permite a transmissão de webinários.
Saiba como escolher a plataforma para transmissão dos seus webinários.
Visto isso, vamos ao nosso passo a passo:
A primeira coisa a fazer é acessar sua conta no Google+ ou seu canal do Youtube (vou mostrar o caminho à partir do Google+ mas em princípio não muda muita coisa).
Clique no menu e você verá a possibilidade de criar um Hangout.

hangout-1

Na próxima tela, escolha Criar um Hangout On Air

hangout-2

Agora você vai dar um título para seu evento, criar uma descrição e agendá-lo.
Você também poderá criar um evento público e ele ficará disponível publicamente no Google+ e no Youtube ou escolher os círculos e as pessoas com quem você quer compartilhar este evento.
Clique em compatilhar para agendar seu evento.

hangout-3

À partir deste momento seu evento está criado e você vai poder começar a divulgação. Para isso, use os links fornecidos pelo Google:
Página do evento do Google+: este link você enviará para sua audiência para que elas possam participar ao vivo pelo Google+ (recomendo que você use este link).
Página do evento do Youtube: este link você enviará para sua audiência para que elas possam participar ao vivo pelo Youtube.
Vídeo incorporado: este é o link que você vai usar, caso queira incorporar a transmissão do seu evento ao seu site ou uma página de transmissão criada em outras plataformas.
hangout-4

Agora, clique em iniciar para entrar na sua sala de transmissão:
Veja que você pode acessar sua sala de transmissão antes de começar seu Hangout.

hangout-5
Aqui você poderá testar todas as ferramentas disponíveis antes de iniciar sua transmissão. Meu conselho para você: não economize nos testes! Aprenda a usar as ferramentas para que você esteja seguro na hora de ir ao ar.
Então, vejamos esta sala de transmissão e como ela funciona:
Na barra superior, você encontrá as configurações principais:

Configurações de áudio e vídeo: aqui você você configurar microfones e câmeras

 

hangout-7
Você poderá incluir participantes ativos (convidados seus, pessoas que poderão compartilhar conteúdo com seu público). Para isso, basta compartilhar o link permanente ou enviar um convite diretamente por e-mail.

hangout-6
Mas atenção, este link você vai compartilhar com seus convidados, com as pessoas que terão o direito de participar ativamente do hangout (palestrantes, convidados, moderadores). Você pode convidar até 10 pessoas.
Para sua audiência, você enviará um dos links da imagem #4

Na barra lateral você encontrá outras ferramentas importantes:

hangout-8

Chat: para facilitar a interação com os participantes
Compartilhamento de tela: se você precisa/ quer mostrar uma apresentação ou até mesmo fazer uma demonstração usando a tela do seu computador:
Sala de controle: onde você, organizador do evento poderá fazer os ajustes necessários para melhorar a performance dos convidados (por exemplo, ligar/desligar a câmera e o microfone dos convidados, aumentar e diminuir o volume do áudio).

A sala de controle é uma ferramenta muito útil se você está moderando um evento com vários convidados. Você já notou o quanto é chato assistir uma transmissão onde todos falam ao mesmo tempo?
Se você tem convidados, é muito importante que pense em pedir para que eles desliguem seus microfones enquanto não estiverem falando. E, se eles esquecerem (acontece muito!), você entra na sala de controle e pode desativar você mesmo (só não esqueça de reativar quando ele precisar falar, ok? – também acontece muito!)
Pense em usar a sala de controle também antes do início da transmissão para realizar o controle técnico com os convidados. É muito importante que microfones, câmeras e compartilhamento de tela estejam funcionando corretamente antes do início da transmissão. Reserve ao menos 15 minutos antes do início da transmissão para fazer o controle técnico e passagem do som com seus convidados.
Na hora marcada para o início do seu evento, basta clicar em Iniciar transmissão (botão verde) e esperar para entrar no ar!

hangout9

Lembre-se que, antes de Iniciar a transmissão, os participantes (sua audiência) não poderão ver nem ouvir você e seus convidados (palestrantes, moderadores), por isso, fique à vontade para fazer todos os testes necessários e combinar todos os detalhes (quem falará o que e quando, por exemplo).

Bom, espero que este passo a passo ajude você na criação do seus Hangouts.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, dê uma olhadinha na categoria “A Arte dos Webinários” aqui deste blog, tem muito material reunido aqui e se por acaso, você não achar o que estava procurando, basta deixar um comentário aqui que eu respondo com um post, ok?

Gostou desta informação? Então seja generoso e compartilhe:

  • Leila , gratíssima por tanta informação , verdadeiro roteiro sobre a arte de realizar eventos online e ao vivo , estes super contemporâneos e acessíveis a todos , em nossos lares! Cada dia mais acredito que essas ferramentas vieram para ficar e facilitar nosso acesso ao saber e conhecimento. Adorei a aula-exposição. Você realmente faz a diferença como professora e moderadora. Sucesso sempre !

    • Que bom que este guia te ajudou!! Essas ferramentas chegaram para ficar, sem dúvidas! E quem não se adaptar, já está ficando na estrada!

  • Angelita Gomes Drunkenmolle

    Super!!! Apenas fiquei com uma duvida, como posso criar um link ara inscrição dos visitantes?

  • Fokus Treine

    Olá Leila, ótima dica. É possível acrescentar uma página de vendas ao final do webinar? Minha intenção é colocar pessoas em meus treinamentos presenciais. Só vi isso até agora no Webinarjam, porém não quero nada pago inicialmente. Hoje faço minhas captações por telefone e assim não consigo atingir um número elevado de pessoas. Pensei em usar o Webinar para isso. Caso queira conhecer, minha página é http://www.fokustreine.com.br.

    Obrigado.

    • Me deculpa a demora em responder!
      Diretamente no Google Hangout eu não tenho certeza mas:
      – tu podes criar um slide com tua oferta e deixar como último slide do webinar,
      – tu podes postar o link enviando para tua página de vendas nos comentários e no slide,
      – tu podes oferecer a apresentação para download (com tua oferta e link para página de vendas)