Como criar um eBook?

Os eBooks, livros em formato eletrônico estão cada dia mais populares: acessíveis ao público eles também representam uma nova possibilidade para os autores. Publicar seu primeiro livro está cada dia mais fácil! Mas como criar um eBook?

eBook e seus formatos

Um eBook é um livro digital, ou seja, ele poder ser lido através de um suporte eletrônico, diferente do papel. Este suporte pode seu um computador, um smartphone, um tablet e também um eReader como o Kindle da Amazon, por exemplo.

como criar um eBook

Isso é possível pois o conteúdo do livro é disponibilidado em um formato que pode ser lido pelos mais diferentes aparelhos.

 

As vantagens do eBook são muitas, mas duas delas se destacam:

Acessibilidade: você pode carregar sua biblioteca sempre com você! Um ou dois cliques no seu aparelho móvel e sua biblioteca estará disponível com um passe de mágica!

A outra grande vantagem é para os autores: com a crescente popularidade da aceitação do formato digital para leitura o mercado do livro digital é uma verdadeira oportunidade para novos autores!

A auto-publicação tornou-se acessível a todos! Seja seu livro técnico, literário, sua dissertação de mestrado, pequisa ou tese de doutorado, você não precisa mais esperar cair nas graças de uma editora para publicar (e mesmo vender!) seu livro.

O livro digital apresenta-se como um produto novo que proporciona uma nova experiência para os leitores e por isso, na hora de formatar o seu eBook, também é preciso pensar diferente!

Um livro digital deve ser dinâmico, flexível e adaptável a qualquer aparelho de leitura.

 

Qual o formato ideal para seu eBook?

Cada formato possue suas características e sua forma de apresentar o conteúdo. Neste artigo vou apresentar dois formatos de eBook: o formato em PDF (por ser o mais prático e mais popular) e o formato ePub que é quase o formato oficial do livro eletrônico.

Existem outros formatos, mas esses dois são os mais populares.

eBook em formato PDF

Se você já baixou um eBook gratuito, você provavelmente está familiarizado com este formato. Ele é muito popular pois é o “formato universal” quando o assunto é compartilhamento de documenntos. Isso acontece pois os problemas de visualização de documentos em PDF raramente acontecem.  Em princípio, para criar um eBook em formato PDF, você só precisa pegar seu documento Word e em “salvar como”, escolher o formato PDF.

Para poder efetuar esta conversão de documento Word para PDF você precisará instalar um conversor de arquivos. Se você é usuário do Office pode baixar o complemento (oficial e gratuito) Save As PDF

>> Baixar o aplicativo Save As PDF

 

Depois de instalar o aplicativo, basta abrir o arquivo Word a ser convertido e “salvar como” como mostra a imagem abaixo:

eBook em formato PDF

Se você quer que seu eBook em formato PDF tenha um design mais moderno, mais trabalhado e qua fuja do tradicial pode usar ferramentas online para criar o design. Uma boa opção (a que eu uso por achar muito prática) é o canva.

Para acessar basta entrar em  https://www.canva.com/pt_br/ e se registrar gratuitamente no site.

ebook com canva

Aqui você poderá escolher entre os mais variados modelos de design, modificá-los, criar o seu próprio modelo e salvá-lo diretamente em PDF. Assim, em poucos minutos e sem precisar baixar nenhum programa extra você terá um eBook lindíssimo em mãos e pronto para ser compartilhado com o mundo!

Se você quer aprender a usar o Canva para criar eBooks, apresentações, material didático e de divulgação para seus produtos e serviços, conheça o curso Design Profissional com o Canva que criei justamente para ajudar você a criar materiais modernos e profissionais mesmo que você não tenha muitos conhecimentos em design:

>> conhecer o curso Design Profissional com o Canva!

Contudo, se o PDF é o formato universal para compartilhamento de documentos, ele apresenta uma deficiência: PDF é um formato fixo e isso significa que ele não se adapata os diferentes aparelhos de leitura que são por sua vez, de tamanhos diferentes. Seja a ilustração abaixo:

 

como criar um eBook em formato PDF

Se você deseja promover uma verdadeira experiência de leitura digital, o formato indicado para o seu eBook será o ePub.

 

eBook em formato ePub: formato flexível e adaptável:

como criar um eBook em formato ePub

Criar um eBook em formato ePub é criar um livro digital flexível e que se adapta aos diferentes aparelhos de leitura de livros ligitais mas, significa também dar a liberdade para que os leitores interajam com o livro. O leitor poderá por exemplo, aumentar o tamanho das letras para facilitar a leitura e até mesmo mudar o tipo de caractere ou de papel!

Para criar seu eBook em formato ePub você poderá usar o Sigil software livre e portanto gratuito para edição de livros digitais.

>>Clique para baixar o Sigil gratuitamente

O Sigil possui uma iternaface amigável e muito semelhante os editores de texto conhecidos como o Office o que facilita e muito a sua utilização.

Você terá a possibilidade de editar seu eBook em formato texto (o mais fácil) ou em formato HTML (para os perfeccionistas). Se você quer aprender a formatar seus livros digitais em formato HTML, aconselho o curso introdutório e gratuito ministrado por José Fernando Tavares, Fundador e COO da Booknando Livros:

curso ebook

 

>>Inscreva-se gratuitamente aqui: Aprenda como criar um eBook

Gravei uma aula mostrando como criar seu eBook a partir de um documento Word com os três softwares citados aqui:

>> assistir no youtube!

Espero que você goste! E se gostar, deixe seu comentário e compartilhe com a sua rede!

Este conteúdo foi criado especialmente para atender um pedido de Help! Está precisando de um Help? Peça o seu:

Help, Leila Help!