Como criar um curso online?

Você quer aprender a criar o seu próprio curso online? Então, conheça o passo a passo para a criação de cursos online: da ideia às primeiras vendas!

Como criar um curso online?

Você, assim como Pierre Lévy, eu e tantos outros profissionais atuantes no ensino a distância também está convencido de que

 

“permitir que os seres humanos conjuguem suas imaginações e inteligências a serviço do desenvolvimento e da emancipação das pessoas é o melhor uso possível das tecnologias digitais”?

 

Esta afirmação de Pierre Lévy, filósofo da informação e um dos maiores estudiosos da cultura virtual contemporânea, sintetiza perfeitamente minha filosofia de vida. Eu também estou convencida de que este é o melhor uso das tecnologias digitais.

Por isso também, decidi compartilhar um pouco do que sei online e em rede. E foi para ajudar você a empreender ensinando online que eu decidi ensinar para você como você também vai poder criar seu curso online de forma prática, objetiva e sem complicações desnecessárias:

Acredito que o empreendedorismo e a educação são duas áreas que podem mudar o rumo de um país e impactar a vida de milhares de pessoas. E, como uma verdadeira entusiasta da internet como fenômeno social, acredito que o uso das novas tecnologias facilitam o encontro entre pessoas e ideias, quebram barreiras geográficas e temporais, ajudam a democratizar o conhecimento, criando também, possibilidades ilimitadas de negócios.

Se você está pronto para romper as barreiras da sua sala de aula, para levar seu conhecimento aos quatro quantos do mundo e sabe que o ensino a distância é o caminho certo para isso pois você espera:

  • Transmitir seu conhecimento, mas livre das amarras institucionais;
  • Compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do tempo e entregar o melhor material para seus alunos;
  • Ajudar as pessoas que não teriam acesso ao seu conhecimento por fatores temporais ou geográficos;
  • Gerar mais qualidade de vida para você, sua família e também para seus alunos;
  • Alcançar a tão sonhada independência financeira;
  • Empreender ensinando online.

Então, fica comigo que eu vou mostrar para você como você vai criar seu curso online: partindo da primeira ideia até as primeiras vendas!

No início do ano eu meu impus o desafio de criar um curso ensinando a criar cursos online. Mas eu não queria (de jeito nenhum) que ele fosse mais um curso ensinando a criar cursos, entende?

E por isso também me impus um programa extenso e talvez até um pouco denso para quem está começando. Quero que os alunos deste curso, saibam não somente como criar uma sequência de videoaulas, que saibam dar um nome interessante para o curso e que saibam como conquistar seus primeiros alunos.

Quero que eles compreendam os quatro pilares de um curso online de sucesso:

  • Didática do EaD;
  • Concepção de materiais;
  • Gestão de projetos;
  • Comunicação

 

Tudo isso, divido o curso em 7 módulos ( que já podem servir de dica para você que está querendo criar seu primeiro curso online):

Módulo 1: Ambientação essencial para que os alunos saibam como participar do curso

Módulo 2: Noções básicas da Didática do EaD o que é ensinar online, quem são os alunos, as carateríscas de um bom instrutor

Módulo 3: Gestão de projeto um curso online é um projeto: então, vai ser preciso saber gerir um projeto!

Módulo 4: Recursos onde falaremos sobre a criação de materiais multimídia

Módulo 5: Meu curso na Udemy para que cada aluno possa conhecer a plataforma Udemy sob dois aspectos: o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem: seus recusos, suas
caraterísticas) e o Marketplace (monetização do seu curso online)
Módulo 6: Plano de comunicação para que os alunos saibam se comunicar com seus alunos corretamente

O plano de comunicação envolve (no mínimo) três fases:

  • Pré-inscrição: esta é a fase de divulgação do seu curso online;
  • Engajamento durante o curso: a comunicação e a interação entre alunos e instrutores é essencial para o bom desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem;
  • Relacionamento: o processo de ensino/aprendizagem não precisa terminar com a conclusão do curso. Aqui nós vamos encontrar maneiras de continuar o relacionamento com seus alunos.

Módulo 7: Mãos à obra: o passo a passo para a criação do seu curso no Udemy

Neste módulo os alunos vão conhecer em detalhes, o processo de criação e de publicação de um curso online na Udemy.

 

Projeto ambicioso, não?

O curso foi ao ar no dia 22/03 mas você ainda pode se inscrever!

Os dois primeiros módulos do curso já foram publicados e você pode começar agora mesmo a dar os primeiros passos rumo à criação do seu curso online de sucesso! Veja o que os alunos já matriculados estão falando sobre o curso:

Avalição do curso Como criar um curso online?

Alunos do curso Como criar um curso online?

Pronto para enfrentar este desafio de criar seu curso online?

Então, conheça o programa detalhado do curso, assista as aulas disponíveis para visualização gratuita e se você estiver pronto para enfrentar esse desafio de criar seu próprio curso online, ensinar sem fronteiras e ainda garantir uma (boa) renda-extra, será muito bem-vindo:

>>Eu quero saber como criar um curso online de sucesso!

Até o dia 31/03 você poderá aproveitar a promoção de lançamento e se inscrever por apenas 25 Reais!

Os próximos módulos serão publicados semanalmente assim você tem o tempo necessário para seguir seus estudos e desenveolver seus projetos! O acesso ao curso é ilimitado e vitalício, ou seja, você realmente pode aprender no seu tempo, ok?

Além disso, você tem garantia TOTAL de satisfação de 30 dias! Nos encontramos online?

>>Claro! Eu também quero saber como criar um curso online de sucesso!

Conhece mais algum profissional competente e engajado querendo empreender ensinando online? Então, seja generoso e compartilhe:

  • Goretti Campos

    Oi Leila, sobre o curso, Como criar um curso online há abordagem da plataforma Moodle?

    • Oi Goretti! Não trataremos do Moodle no curso, até porque eu não seria a voa pessoa para falar sobre o assunto. A plataforma apresentada será a Udemy.