Como criar infográficos?

Os infográficos são uma maneira moderna e eficiente de compartilhar conteúdos nas redes sociais, no seu blog e até na sala de aula. Mas como criar infográficos realmente interessantes?

 

como criar inforgraficos

 

Como criar infográficos?

Os infográficos estão na moda! E não é à toa, não é mesmo?

Os infográficos são uma maneira moderna e eficiente de compartilhar conteúdos nas redes sociais, no seu blog e até na sala de aula. Na verdade, eles me lembram muito os esquemas que eu mesma fazia para estudar para provas.

Hoje, estes “esquemas”, ou resumos se modernizaram e se popularizaram na sociedade digital. Eles são de leitura fácil e rápida e uma maneira eficientes de apresentar um conteúdo.

Como todos sabemos, as pessoas estão sobrecarregadas de informação e por isso, reunir informações importantes usando frases curtas, palavras-chave, imagens e símbolos facilita e muito a vida de quem não tem tempo ou não quer se aprofundar neste ou naquele assunto.

 

Mas como criar infográficos realmente interessantes e informativos?

Bom, esta é a pergunta que não quer calar dentro de muitos professores, empreendedores digitais,  blogueiros e dos alunos do meu curso Design Profissional com o Canva, profissionais que precisam sempre encontrar novas maneiras de prender a atenção dos seus leitores.

Ontem publiquei um módulo inteiro para tratar deste assunto e mostrar o passo a passo para a criação de infográficos e por isso resolvi publicar um resumo do assunto aqui para você. Assim, mesmo não sendo aluno do curso você ainda pode aproveitar destas informações, não é mesmo? Então, aqui eu vou mostrar para você:

  • as principais características de um bom infográfico;
  • os tipos mais comuns de infográficos;
  • os passos principais para a criação dos seus infográficos.

Então, vamos lá:

 

As principais características de um bom infográfico são:

Conteúdo acessecível e de fácil compreensão: para isso, use frases curtas e objetivas que reúnam as informações principais necessárias à compreensão da mensagem a ser passada.

Coerência e organização das informações: as informações disponibilizadas no seu infográfico precisam ser organizadas de maneira lógica e facilmente compressensível.

Design agradável que estimula a leitura: um infográfico não é uma sequência de palavras-chave e aqui o design também informa e estimula a leitura. Sim, pois você quer que essas informações realmente cheguem até seu interlocutor, não é mesmo?

Os tipos mais comuns de infográficos

A escolha do tipo de infográfico também é de suma importância pois cada um deles se adapta melhor a este ou aquele tema/ conteúdo a ser apresentado e vai contribuir para facilitar a leitura, é claro. Os tipos mais comuns de infográfico são:

tipo de Infográfico: listas e passo a passo

As listas e passo a passo são provavelmente o tipo mais comum… não é à toa, pois se lembrarmos justamente dos esquemas que fazaímos na escola, famos com certeza nos lembrar dessas listas e posso a passo. Com esse tipo de infográfico você vai poder também apresentar regras e até criar uma argumentação, mostrando motivos/argumentos para esta ou aquela ação.

 

tipo de Infográfico: linha do tempo

A linha do tempo conta uma história em ordem cronológica e pode contar a sua história, a história da sua empresa, você vai poder até criar um curriculum resumido para colocar no seu blog por exemplo e mostrar um pouco da formação e da sua trajetória para seus leitores. Mas essa linha do tempo também pode servir para professores que precisam  mostrar uma evolução no tempo para seus alunos: os diferentes períodos da história, da literatura e assim por diante.

 

tipo de Infográfico: comparação

As comparações: quem não gosta de um Certo X Errado? Um Antes X Depois? Essa é uma ótima maneira de passar informações e também de argumentar no intuito de convencer o leitor a “fazer o certo”.

Eu criei um infografico do tipo comparação para mostrar as diferenças entre Persuasão e Manipulação no post publicado aqui “Você é realmente persuasivo”? Siga o link abaixo para conferir:

Você é realmente persuasivo?

 

Tipo de infográfico: Números e dados

Números e dados: os números, as estatísticas “não mentem jamais”, certo? Passar informações com foco em dados e estatísticas é uma excelente maneira de se comunicar com seu público! Para isso, basei-se em fontes confiáveis!

Bom, é claro que existem outros tipos de infográficos e se você tem algum tipo de infográfico interessante para mostrar para gente, então, use o espaço dedicado aos comentários para compartilhar esta informação conosco!

 

Os passos principais para a criação dos seus infográficos

Um dos grandes adeptos dos infográficos que eu conheço é o Henrique Carvalho, criador blog Viver de Blog. Se você já conhece o trabalho dele, você deve saber que ele prima pela excelência em tudo o que faz e na criação de infográticos não é diferente!

Ele escreveu um post (e criou um infográfico) justamente para mostrar ele e sua equipe trabalham na criação dos infográficos do blog. Henrique listou 9 passos fundamentais para a criação de um infográfico eu resumi esses passos em 5 que eu julgo realmente fundamentais e criei um infográfico para mostrar para você, então:

5 passos para a criação dos seus infográficos:

5 passos para a criação dos seus infográficos

Bom, é verdade que eu uso o Canva para quase tudo o que faço! Conheci esta ferramenta há alguns anos e uso-a para criar meus posts nas redes sociais, as imanges, gráficos e infográficos aqui do blog, os slides das minhas apresentações, meus eBooks, quase tudo mesmo!

Sendo o Canva uma ferramenta online e gratuita com possibilidades ilimitadas de criação mas também toda uma gama de modelos prontos e editáveis ela facilita (e muito) a minha vida!

Por isso mesmo (por ela facilitar a minha vida de professora empreendedora que precisa criar não somente material didático mas também de informação e de divulgação do seu negócio e eu saber o quanto ela pode ser importante para todos os meus colegas atarefados) que eu criei o curso online Design Profissional com o Canva.

No curso eu ensino como você também vai poder tirar o melhor proveito desta ferramenta!

Para conhecer o programa do curso e ver se ele pode ser de valia para você também, basta clicar:

>> Curso online Design Profissional com o Canva

Para começar a usar a ferramenta agora mesmo, basta clicar:

>> Conhecer o Canva

Mas bom, eu espero ter ajudado você a compreender um pouco mais sobre a criação de infográficos! Deixe seu comentário aqui no post me dizendo se essas informações foram interessantes para você! Só assim vou poder saber se o conteúdo que compartilho aqui está realmente ajudando você.

E claro, se você conhece outros profissionais interessados em aprender a criar infográficos, então, seja generoso e compartilhe: