Black Friday: o que é e como aproveitar!

A Black Friday está chegando: uma data esperada por produtores e consumidores. Mas o que isso significa exatamente?

Os preparativos para Black Friday 2016 já começaram e se você está se perguntando, o que é isso e como vai poder aproveitar da melhor maneira, continue lendo pois preparei informações importantes para você!

O que é essa tal de Black Friday?

Segundo a Wikipédia:

Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é a 4°quinta-feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

O dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá (você já deve ter visto em alguns filmes), sempre na quarta quinta-feira de novembro. No hemisfério norte, o mês de novembro anuncia o inverno e o fim da colheita. Estas fotos mostram como estava o meu jardim na manhã que precedeu a Black Friday de 2015:

black-friday-1

Você pode imaginar que não vai adiantar plantar nada agora, não é mesmo? Ou seja, neste momento a colheita já foi feita e a terra preparada para o inverno. Tudo está pronto e agora é a hora de agradecer e de começar a preparar o natal. E se é tempo para os humanos de preparar o natal, é tempo para o comércio de preparar as promoções, não é?

Assim nasceu a Black Friday:

A denominação teria surgido no início dos anos 90, a sexta-feira depois do feriado de ação de graças marcando o início das compras de natal, constatava-se um grande movimento de pessoas e automóveis, causando congestionamentos enormes.

O termo já foi associado a diferentes acontecimentos (veja mais detalhes aqui) mas hoje ele marca decididamente o início da temporada de compras de natal. Neste dia, a última sexta-feira do mês de novembro, o comércio quer relançar as vendas e por isso, os descontos são geralmente muito interessantes.

Black Friday no Brasil

A „comemoração“ do Black Friday no Brasil é recente: o primeiro aconteceu em 2010 e foi totalmente online, reunindo mais de 50 lojas nacionais.

Apesar de falarmos de um evento relativamente novo alguns dados são dignos de um pouco de atenção:

  • A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país. Após o sucesso de vendas da Black Friday, o Cyber Monday também foi importado para o Brasil. (fonte: Wikipédia)
  • Em 2013, a Black Friday no Brasil lucrou R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores, e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16%, e para televisores chegou a 19%. (fonte: Wikipédia)
  • Em 2014, a Black Friday no Brasil resultou num faturamento de R$ 1,16 bilhão, o que representa um crescimento nominal de 51% em relação a 2013, segundo informações da E-bit.

Apesar da crise, o faturamento em 2015 deve continuar aumentando, já que os consumidores tendem a valorizar ainda mais seu dinheiro em tempos de escassez!

Black Friday do conhecimento

Com a data se tornando um evento para o comércio online no Brasil, os produtos digitais não poderiam ficar de fora. Para os produtores, o momento de faturar alto e para os consumidores, o momento de procurar as melhores oportunidades. Em tempos de crise, é melhor investir seu rico dinheirinho em um novo televisor? Em um novo smartphone? Eles estarão ainda maiores de mais potentes logo nos primeiros dias de dezembro quando o camércio vai lançar seus produtos para o natal. Ou seja, você estará desatualizado em menos de uma semana!

Que tal investir em conhecimento? Esse sim, valerá cada centavo investido!

Alguns infoprodutores (professores, empreendedores, escritores) já prepararam suas promoções e eu já comecei minha lista de compras e de promoções, é claro!

Eu já tenho uma lista publicada aqui… se você quiser aproveitar e dar uma olhadinha:

>> dar uma olhadinha!

Dúvidas? Sugestões? Use o espaço reservado para os comentários! Respondo todos, sempre pela manhã!

Gostou desta informação? Compartilhe: