6 passos essenciais para um webinar de sucesso

Segundo informações do Content Marketing Institute, os webinars (ou webinários em português) são a segunda melhor tática de marketing de conteúdo do momento, posicionados exatamente entre os eventos presenciais e o vídeos.

As vantagens de cada uma dessas estratégias não precisam (e nem podem ser questionadas) todos já participamos de eventos presenciais (seminários, congressos, conferências, feiras e afins) e sabemos o quanto eles são produtivos e importantes para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e comercial.

Contudo, os eventos presenciais não são viáveis para todos:

  • Falta de disponibilidade de tempo
  • Impossibilidade de deslocamento
  • Restrição da quantidade de participantes

E, se você quer que sua empresa tenha a visibilidade que merece em um evento presencial, você vai ter que investir alto para isso.

Os vídeos educativos e comerciais também têm muitas vantagens: acessíveis a todos e à qualquer hora do dia ou da noite, eles podem podem facilmente „viralizar“ o que vai levar seu conteúdo para milhares de pessoas. Os vídeos são, sem dúvida, uma maneira eficiente e barata de promover conteúdo. Contudo, eles têm uma verdadeira limitação: a falta de interação em tempo real entre o apresentador e seu público.

webinarUm webinar, por sua vez, pode reunir os benefícios das duas outras estratégias (eventos presenciais e vídeos) e descartar completamente suas limitações:

Tempo: nem você, nem os participantes precisarão perder seu tempo no trânsito e se na hora exata do webinar seu convidado tiver um imprevisto e não puder participar, ele poderá assistir à gravação ou escolher outra data para participar;

Deslocamento: completamente desnecessário pois para partipar do seu webinar, seu convidado precisará somente de um aparelho (smartphone, tablet ou computador) conectado à Internet!

Quantidade ilimitada de participantes: imagine poder atrair a atenção de centenas (ou até milhares) de pessoas para o seu negócio com apenas uma ação?

Interação em tempo real com seu público: um sistema moderno de áudio, vídeo e mensagens instantâneas (live chat) permite a comunicação em tempo real com seu público, assim o apresentador poderá responder perguntas, sanar dúvidas e quebrar objeções dos participantes ao vivo. Essa possibilidade de interação em tempo real é o grande trunfo dos adeptos dos webinars: é respondendo às questões do seu público que você poderá gerar engajamento, autoridade e agregar valor aos seus produtos e serviços.

Bom, parece um sonho não é? Poder reunir, sem sair de casa (do escritório ou justamente não estando em casa nem no escritório) centanas de clientes potenciais em um só lugar e optimizar seu tempo e dinheiro!

Eu trabalho na concepção e na organização de webinários para empresas desde 2011 e posso garantir para você que isso não é sonho, isso é REALIDADE! Desde então já realizei mais de 6 mil webinars e vejo em cada um deles o resultado de um trabalho sério e organizado.

Se você está pensando em incluir os werbinars na sua estratégia de marketing (o que eu aconselho fortemente) precisa considerar alguns aspectos que vão determinar os resultados:

seu webinar

Tenha objetivos claros:

Que resultados deseja alcançar? Se você não tiver objetivos claros para seu webinar não conseguirá medir os resultados, certo?

Identifique seu público-alvo:

Quem são seus clientes potenciais? Onde eles estão? Na sua lista de e-mails? Nas redes sociais? Conhecendo seu público você também saberá como atraí-los para seu webinar.

Faça um convite irresistível:

Crie um título atraente baseado em um assunto relevante para o seu público, onde você vai poder mostrar os benefícios do seu produto/serviço.

Facilite a participação:

Sua página de inscrição deve ser simples e não exigir muitos dados dos participantes. Geralmente o nome e o e-mais são suficientes (mas aqui, mais uma vez, tudo vai depender dos objetivos fixados para o seu evento).

Envie lembretes:

Os eventos online tendem a ser menos formais e muitas pessoas esquecem completamente da data do evento. Para isso, você vai programar e-mails lembretes que serão enviados automaticamente.

  • Um dia antes
  • Na manhã do mesmo dia
  • Uma hora antes
  • 10 minutos antes

Prepare-se corretamente:

Escolha uma plataforma ou um software para transmissão do seu evento e aprenda absolutamente tudo sobre seu funcionamento. Conheça algumas plataformas:

Crie checklists e siga-as ao pé da letra! Eu mesma tenho checklists para antes, durante e depois dos webinars, se você quiser pode baixá-las aqui:

Baixe gratuitamente as checklists para antes, durante e depois do seu webinário!

 

Se precisar, peça ajuda! Quando fazemos tudo sozinhos, muitas vezes não vemos um erro bobo qualquer que poderá comprometer seriamente todo o processo: um link errado, por exemplo, e ninguém aparecerá no seu evento! Uma apresentação inadequada, com layout feio ou erros de português, podem ser fatais para o sucesso do seu webinar. Deixe seu projeto passar pela lupa de um especialista, ou uma Quality Review assim você vai ficar mais seguro e poderá alcançar seus resultados mais facilmente.

Bom, esses são os passos essenciais para o sucesso com webinars. Se o que você busca é a excelência, muitos outros precisarão acontecer! O passo a passo completo você encontra aqui:

Que tal começar? Alguns desses dados ainda podem ajudar você:

2

* Dados informados pela equipe meuwebinar.

Agora é com você!

Gostou dessa informação? Seja generoso e compartilhe!

Para que você se lembre de todas estas informações, transformei este guia em um eBook gratuito. Se você quiser, envio por e-mail para você, sem problemas:

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário! Respondo todos, sempre pela manhã!