[infográfico] 5 passos para criar um curso online de sucesso

Desenvolver cursos online está cada vez mais acessível e popular. Você pode criar cursos online para obter uma renda extra, para diversificar sua oferta e alcançar um novo público, para conquistar novos clientes e claro, para criar seu próprio negócio de cursos online. Conheça os 5 passos para criar um curso online de sucesso e comece agora mesmo:

5 passos para um curso online de sucesso

 

5 passos para criar um curso online de sucesso

O processo de criação, desenvolvimento e de divulgação de um curso online é longo, principalmente para quem está começando e não tem experiência no ensino, nem na criação de materiais didáticos em formato digital.

Contudo, criar um curso online de qualidade pode ser mais fácil do que você imagina! Eu preparei este infográfico com os 5 passos (principais) para a criação e a implementação de um curso online de sucesso especialmente para você que está começando. Fique à vontade para salvar esta imagem, compartilhar e, se você quiser, pode baixá-la, ok?

[infográfico] 5 passos para criar um curso online de sucesso

 

Bom, agora que você já tem este infográfico, vejamos este processo em detalhes:

5 passos e muitas dicas para criar um curso online de sucesso (e de qualidade!)

 

#1 – conheça seu aluno ideal

Existem muitas maneiras de conhecer seu aluno ideal e provavelmente a melhor maneira é construindo uma Buyer Persona.

Buyer Personas são a representação de seu cliente ideal com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes. Esta é a pessoa para a qual você está criando seu conteúdo, produtos ou serviços.

Afirma Cristiane Thiel especialista em Marketing Digital e instrutora do curso Buyer Personas: Aprenda o que são e como criá-las.

Nesse curso ela ensina como criar Buyer Personas segundo a metodologia da maior especialista no assunto, Adele Revella – fundadora do Buyer Persona Institute. Se você quer se aprofundar neste assunto, recomendo que se inscreva no curso pois ele é excelente.

Buyer Personas

Eu participei e usei esta metodologia para conhecer público e criar a Buyer Persona para meu curso Negócios Online e Estilo de Vida que foi lançando no dia 26 de abril e os resultados são excelentes, veja:

Contudo, você pode simplesmente se perguntar:

  • O que eu posso ensinar?
  • Quem são as pessoas que querem/precisam aprender o que eu posso ensinar?
  • Como elas querem aprender?

Respondendo essas 3 questões você já poderá delimitar o tema (conteúdo a ser abordado) e os objetivos (conteúdo programático) do seu curso.

 

#2 – Delimite o tema e os objetivos do seu curso

Neste momento você precisa ser específico e pensar:

  • O que o seu aluno ideal precisa aprender para desenvolver as habilidades que ele precisa/deseja adquirir?

Lembre-se sempre de que a aprendizagem é um processo e este processo compreende diferentes fases. Cada fase deste processo representa um objetivo de aprendizagem e será adquirido em um módulo específico do curso.

Ao descrever os objetivos de aprendizagem do seu curso, use verbos de ação:

  • Aprender
  • Ser capaz de
  • Desenvolver
  • Criar
  • E tudo o que transmita a segurança de um aprendizado ativo.

 

#3 Estruture seu curso

O terceiro passo na criação do seu curso é estrutura, ou seja, o programa do curso. Aqui, seu curso deverá ser dividido em módulos e cada módulo, em aulas e atividades práticas (exercícios, simulados, tarefas, leituras complementares).

Você pode construir os módulos do seu curso visando o processo de aprendizagem e neste caso, em cada módulo do curso, o aluno alcançará um dos objetivos (aqueles mesmos objetivos delimitados no segundo passo, ok?).

Tenha sempre em mente que cada módulo do curso deve ser um marco no processo de aprendizagem e sendo assim, cada aula e cada atividade é um passo nesse caminho.

Se você não sabe bem como criar videoaulas educativas, esta aula que eu publiquei no YouTube pode ajudar você:

 

#4 Produza com qualidade

Tendo seu curso estruturado é o momento de passar para a implementação do curso, ou seja, a hora de preparar o material e produzir as videoaulas.

O material usado no seu curso precisa respeitar os padrões de qualidade de áudio, vídeo e claro, de conteúdo! Se você está começando e não tem equipamentos caros e nem condições de investir, não se preocupe com isso agora! Preocupe-se com a qualidade do conteúdo a ser apresentado, com a qualidade técnica e didática do seu curso.

Grande parte das pessoas que querem criar seus cursos online, travam justamente neste momento: o da produção! Por medo da câmera ou por falta de recursos, as pessoas ficam atormentas e acabam desistindo. Ora, você não precisa grandes investimentos para criar um curso que respeite também a qualidade técnica necessária para que os alunos aprendam o que você quer ensinar.

8 dos 12 cursos que eu tenho publicados foram feitos usando exatamente a metodologia que eu ensino no curso Vídeos sem Mistérios e, se você olhar esta imagem com atenção, verá que os resultados não são dos piores, não é mesmo?

meus cursos online

 

Para começar a produzir suas videoaulas você precisa:

  • De um computador (o que você deve ter em casa, não é mesmo?)
  • De um microfone (existem microfones de todos os tipos e preço, eu uso um headset Logitech que eu nem sei indicar o modelo pois ele já é vem velhinho)
  • Do conteúdo (que você poderá apresentar em slides. Eu uso o canva para criar meus slides e adoro. Tenho um vídeo no YouTube mostrando como criar slides criativos com o canva e você pode assistir AQUI.)
  • Um software para edição de vídeos (durante muito tempo em usei o Movie Maker – sim, o programa gratuito do Windows que funciona MUITO bem! – mas, depois que eu participei do curso do Prof. Carlos e conheci o MOVAVI, eu me rendi! O MOVAVI é muito parecido com o Camtasia mas com preço camarada, sabe?)
  • E coragem para colocar a cara a tapas! (se você precisa “destravar”, acho que este vídeo pode ajudar você 😉)

 

#5 Divulgue seu curso, venda, mostre seu trabalho!

Não tenha medo de divulgar seu curso, de mostrar seu trabalho e conquistar novos alunos. Se você criou um curso você quer que as pessoas conheçam seu curso e aprendam com você não é mesmo?

Aqui, também é preciso que você conheça a fundo seu público, pois só assim, você poderá criar uma estratégia eficiente de divulgação do seu curso.

Como marketing e vendas não é exatamente o meu forte (eu prefiro me concentrar na criação de conteúdo e no relacionamento com meus alunos e futuros alunos do que vender) eu escolhi disponibilizar meus cursos online em uma marktplace (a Udemy, e essa escolha eu explico no post Por que eu escolhi a Udemy?).

A escolha da plataforma EAD para hospedar e comercializar seus cursos é um passo decisivo nesse processo. Neste post eu reuni alguns aspectos a serem observados no momento de escolher a plataforma correta para você e seus cursos online, veja:

Leia este post com atenção pois ele vai realmente ajudar você nesta escolha, ok?

Uma dúvida recorrente entre as pessoas que estão iniciando no mundo digital e estão pesquisando plataformas é:

Neste vídeo eu mostro as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Mostro também como você poderá utilizar cada uma delas, dependendo dos objetivos do seu curso.

 

E então, pronto para colocar a mão na massa e começar a ensinar online?

Se você quer um passo a passo completo para a criação de cursos online: da ideia inicial às primeiras vendas, então, inscreva-se no curso Como Criar um Curso Online.

Se o que você precisa é somente aquele empurrãozinho, então, conheça esta proposta mais do que indecorosa da Udemy:

Não é mentira, não, ok? É uma simples campanha da maior plataforma de cursos online do mundo para incentivar instrutores e novos instrutores a publicar novos cursos. Eu já me inscrevi… ou seja, em breve tem curso novo no ar!

Bom, eu espero ter ajudado você com este infográfico e com esses 5 passos para criar um curso online de sucesso.

Se for o caso, deixe seu comentário e compartilhe este post com todas as pessoas que pretendem publicar seus cursos, mas ainda estão sem saber por onde começar!

Deixe também suas questões se você ficou com alguma dúvida, ok?

Compartilhe!