5 passos fundamentais para criar um curso online de sucesso.

Você está querendo em criar um curso online mas não sabe direito por onde começar? Então, conheça esses 5 passos fundamentais para criar um curso online de sucesso!

Com a popularização do acesso à internet (mais de 50% das casas no Brasil já estão conectadas na rede) e o crescimento da procura por cursos online livres (cursos que não precisam de um credenciamento do MEC ou qualquer outro órgão regulador) aprender e ensinar online está se tornando um bom negócio!

Para os alunos pela comodidade e para os profissionais da educação pela facilidade de publicar seus cursos online.

Usando plataformas de EaD como a Udemy por exemplo, você pode começar a ensinar online sem investir nem um centavo do seu rico dinheirinho e alcançar sim uma boa renda-extra ou, para os mais ambiciosos montar seu próprio negócio ( o que é o caso da professora empreendedora que vos escreve).

No meu curso como criar um cuso online eu mostro o passo a passo para a criação de cursos online. No curso eu abordo muitas outras questões que vão da didática do EaD até a comunicação e divulgação de cursos online.

Contudo, se você acredita saber o suficiente sobre o assunto para não precisar participar de um curso, ou até já fez o curso mas quer um “resumão” para facilitar seu dia-a-dia, então preste atenção nesses 5 passos para criar um curso online de sucesso.

curso online: o passo a passo

#1 Conheça seu aluno-ideal:

Aluno-ideal, público-alvo, avatar: chame como quiser, mas conheça-os! Seu aluno-ideal tem objetivos (pessoais e profissionais), sonhos, projetos e até necessidade de aprender! Então, comece perguntando:

  • O que ele quer/precisa aprender?
  • O que você pode eninar/oferecer?

Respondendo (no mínimo) essas duas perguntas você já vai poder delimitar o tema do seu curso.

 

#2 Delimite o tema e os objetivos do seu curso:

Sabendo o que seu aluno-ideal precisa/quer aprender você pode s perguntar:

  • O que seu aluno ideal precisa aprender para desenvolver esta ou aquela competência?

Conhecendo estas respostas você vai poder delimitar o tema/título e os objetivos do seu curso. Aqui vale ser muito específico e lembre-se: quando for escrever os objetivos do curso, use verbos de ação!

 

#3 Estruture o seu curso:

Com base nos objetivos de aprendizagem, estruture seu curso em módulos, aulas e atividades práticas. Pense que: cada módulo deve ser um marco no processo de aprendizagem e sendo assim, cada aula e cada atividade é um passo para que seus alunos possam alcançar seus objetivos!

 

#4 Produza com qualidade!

O material usado no seu curso precisa respeitar os padrões de qualidade de áudio, vídeo e (claro) de conteúdo (o que muita gente parece esquecer!). Áudio, vídeo e conteúdo (em geral) de baixa qualidade (visual e informativa) dificultam o processo de aprendizagem e desqualificam o seu trabalho. Lembre-se de que um curso online não pode ser apenas um amontoado de vídeos (para isso existe o youtube!) e, se ele for um amontoado de vídeos ruins, então ele está fadado ao fracasso!

 

#5 Venda como um vendedor mas comporte-se como um professor!

Não tenha medo de divulgar seus cursos e nem de procurar novas estratégias de marketing e vendas. Mas, não esqueça de que o que você está vendendo é um curso online e não um bem material. Garanta o acompanhamento dos seus alunos durante curso: esteja pronto para ouvi-los, responder as perguntas, criar novas aulas, novas atividades e materiais complementares. Um aluno satisfeito não somente vai indicar seus cursos para outras pessoas como também vai continuar acompanhando seu trabalho e se matriculando nos seus próximos cursos.

 

Preparei um infogrático que publiquei na minha coluna Vida de Instrutor no blog da Udemy e acho que ele pode ser útil para você também:

Infográfico: 5 passos fundamentais para criar um curso online de sucesso:

Infográfico: 5 passos para a criar um curso online de sucesso

 

Esses não são os únicos passos na criação de um curso online de sucesso mas eles são essenciais e se você não estiver pronto para respeitar cada um deles provavelmente não sobreviverá no mundo digital. Como falei no início deste post, os cursos online livres estão cada dia mais populares pois abordam temas pontuais, práticos, atuais e mais variados do que os cursos “oficiais”.  Com isso, o crescimento da oferta de cursos online também não para de crescer: somente na Udemy já existem mais de 400 mil cursos publicados.

O mercado do ensino a distância está apenas engatinhando e como em qualquer outro segmento do mercado, somente quem se adaptar e estiver pronto para oferecer produtos e serviços inovadores e de qualidade poderá acompanhar esta (r)evolução.

E você? Está pronto para entrar definitivamente na era digital?  Criar seu curso online de sucesso e se tornar um Professor Empreendedor Digital?

Deixe seu comentário!

Acha que esses 5 passos podem ajudar sua rede de contatos na criação dos seus próprios cursos online?

Então, seja generoso e compartilhe:

 

  • Elaine de Oliveira

    Perfeito Leila!