40 coisas que você deve saber antes de publicar seu curso online.

Está pensando em publicar seu primeiro curso online? Então veja essas dicas e descubra as 40 coisas que você deve saber antes de publicar seu curso online.

Hoje pela manhã eu fiz o curso 40 Dicas Para Ótimos Cursos On-Line do Chris Haroun um dos instrutores de sucesso da Udemy. Não vou nem me atardar nas apresentações, veja você mesmo:

40 coisas que você deve saber antes de publicar seu curso online.

 

Neste curso simples, breve e gratuito ele nos fala sobre as 40 lições que gostaria de saber quando comecou a ensinar on-line e francamente, acredito que estas são as 40 coisas que você deve saber antes de publicar seu curso online!

A participação é gratuita e para se inscrever basta clicar AQUI. O curso é legendado em português, então, não tenha medo de começar! Este curso não ensina a criar cursos online, isso que ensina sou eu 🙂 mas traz pontos muito importantes para quem está começando.

Cada aula é uma lição e o curso é realmente inspirador! Por isso, se você quer ensinar online, participe do curso! Tenho certeza de que você vai gostar! É sempre muito importante escutar que já está no mercado, aprender com eles e tirar suas próprias conclusões. Veja como o Chris descreve seu curso:

Este é um curso gratuito para ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro sempre que criar seus cursos on-line. Aprenda com os meus erros. Criar um curso on-line é mais fácil do que você imagina. Neste curso, eu humildemente lhe ensinarei como trabalhar de modo mais inteligente (não mais difícil) falando sobre 40 dicas/melhores práticas que aprendi do jeito mais difícil enquanto ensinei on-line nos últimos 12 meses.

Os assuntos que abordaremos incluem:

  • Tecnologias a serem usadas para criar seus cursos on-line
  • O que você deve ensinar?
  • A estrutura dos seus cursos
  • Apresentação (como você apresenta/ensina)
  • Divulgação do seu curso
  • Comunicação com clientes/alunos (o cliente SEMPRE tem razão)
  • Questões legais (proteja sua propriedade intelectual)
  • Tópicos adicionais
  • Fontes
  • O que fazer se seu curso não está vendendo
  • A melhor maneira para escrever uma versão em livro do seu curso!
  • E muito mais…

Ele aborada cada um desses assuntos de maneira sucinta e muito objetiva com vídeos curtos e extremamente cativantes!

 

Entre essas 40 coisas que você deve saber antes de publicar seu curso online, eu gostaria de destacar algumas delas que eu também acho essenciais:

 

#Saiba porque você quer ensinar online:

Quando Chris se apresenta no início do curso ele começa com a seguinte frase:

“ quem sou eu e o que eu defendo”

Quando sabemos porque estamos ensinando o que estamos ensinando podemos nos comunicar melhor com nossos alunos e estabelecemos uma conexão imediata com eles. Sua formação e sua experiência são importantes, é claro, mas também é importante que você saiba falar sobre as suas motivações, sobre o objetivo de colocar seu curso no ar! Se as pessoas não entenderem a utilidade do seu curso, eles não vão se interessar por ele e isso é um fato!

Então, se você quer empreender ensinando online, descubra porque! Meu curso gratuito Desenhe seu Círculo Dourado e tranforme sua vida pode ajudar você nessa tarefa… para se inscrever gratuitamente, basta clicar AQUI.

 

#Ensine com paixão:

Muito se fala em paixão quando se fala em negócios e em sucesso. Sabe porquê? Porque é a paixão por um determinado assunto que vai nos fazer continuar aprendendo sempre mais sobre aquele assunto! E isso, vai fazer com que nos tornemos sempre melhores na nossa profissão! É claro que deve analisar o mercado, ver quais são as demandas, as necessidades do seu público, mas você só deve ensinar o que você sabe (e vive aprendendo mais) de melhor!

No curso, Chris mostra o exemplo da instrutora Teresa L Greenway, que, em um momento de extrema dificuldade financeira, começou a criar cursos online ensinando a fazer o que ele mais gostava de fazer: pães! E com isso, viu sua renda mensal multiplicada por 10:

 

 

#O aluno (assim como o cliente) é rei!

Quando alguém se matricula em um dos nossos cursos, gratuitos ou pagos, ele está depositando (muito mais do que o dinheiro da matrícula) sua confiança no nosso trabalho. E é preciso respeitá-lo e tratá-lo como rei sim! Seu aluno é o seu rei! Cada um dos seus alunos é um rei para você! Trate-o com respeito e consideração pois ele depositou em você sua confiança, suas expectativas de aprendizagem, suas necessidades de desenvolvimento e o dinheiro da matrícula!

 

#Respeite seu aluno mesmo quando ele parece não estar respeitando você:

As avaliações negativas, as críticas severas que muitas vezes nos parecem infundadas vão aparecer: não leve para o lado pessoal, entenda que o aluno se inscreve no seu curso com muitas expectativas. Expectativas que você criou com a sua proposta de curso, com o título do seu curso, com a descrição e com o vídeo promocional. Expectativas criadas com os comentários e as avaliações publicados por outros alunos e também, as expectativas que ele mesmo criou.

Como lidar com as avaliações negativas é um tema sempre presente entre os instrutores de cursos online e eu já escrevi 2 artigos sobre o assunto:

 

#Ensinar não é um dom!

Eu costumo dizer que até me ofendo quando alguém diz que eu tenho o dom de ensinar… e tudo o que eu estudei e estudo sobre didática? E os anos de experiência que eu tenho no ensino? E minha constante busca por novos métodos e novas maneiras de ensinar? Tudo o que eu aprendi durante esses mais de 20 anos na educação, todas as horas de leitura e todo o investimento em formação foi em vão, já que de qualquer forma eu nasci com o dom de ensinar? Bom, acredite no que você quiser, eu não acredito nisso. Se você quer ensinar, aprenda a ensinar! Se você quer ensinar online, aprenda a ensinar online! Entender como o ensino a distância realmente acontece é indispensável para criar cursos de qualidade e que possam atingir objetivos precisos. Existem centenas de cursos ensinando a criar cursos online, eu posso indicar o meu, é claro! Mas fique à vontade para fazer suas próprias pesquisas e achar o curso ideal para você… o importante é que você saiba o que fazer!

 

#E ensinar online não é só um negócio!

Em um momento do curso, Chris diz que

Ensinar online não é um trabalho, é uma paixão

E eu vou dizer para você:

Ensinar online não é um negócio, é uma paixão!

É claro que os números (107 bilhões de dólares e em crescimento constante) do mercado do ensino a distância são inspiradores e é claro que ensinar online é um ótimo negócio.

Mas ensinar online não é somente um negócio! A educação NUNCA pode ser somente um negócio! Contudo, essa é uma questão na qual eu não quero me aprofundar agora… na verdade, nem teria tempo para falar tudo o que eu penso sobre o assunto! Por enquanto, lembre-se somente dessa frase:

Se você concorda com esta afirmação, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para todos “quem você é e o que você defende”!

 

Bom, mas agora eu vou deixar você “beber na fonte” e aprender 40 coisas que você deve saber antes de publicar seu curso online com Chris Haroun.

>> clique para se inscrever GRATUITAMENTE

 

  • oi Goretti! muito obrigada pela tua passagem por aqui e por esse comentário tão lindo… sinta-se abraçada também!!